Quem está pronto para a Lei Anticorrupção?

0

Desde o início deste ano está em vigor no Brasil a chamada Lei Anticorrupção. Atendendo a uma demanda da sociedade, a lei impõe responsabilidade civil e administrativa a pessoas jurídicas por atos cometidos contra a administração pública nacional e estrangeira, especialmente os relacionados a práticas corruptas. 

Em relação à legislação que tínhamos por aqui até o ano passado, a nova lei traz uma novidade chamada responsabilização objetiva. Ela se traduz no seguinte: independente do dolo ou culpa, a pessoa jurídica envolvida em casos de corrupção estará sujeita a penalidades administrativas e judiciais, incluindo aí multas altíssimas e até a possibilidade de suspensão ou interdição parcial de suas atividades. A lei prevê ainda, em seu artigo 7º, inciso VII, que a existência de um programa de conformidade será levada em consideração na aplicação das sanções, que podem ser atenuadas nestes casos. 

Mas é sempre bom ter em mente as penalidades administrativas previstas, que são: 

– Multa, no valor de 0,1% a 20% do faturamento bruto do último exercício anterior ao da instauração do

– Processo administrativo, nunca será inferior à vantagem auferida, quando for possível sua estimação;

– Publicação extraordinária da decisão condenatória;

– Multa no valor de R$ 6.000 a R$ 60.000.00, se não for possível utilizar o critério do faturamento. 

Com a nova lei em vigor, torna-se ainda mais importante a adoção de programas corporativos de conformidade. As empresas terão que criar ou aperfeiçoar mecanismos para evitar a ocorrência de atos contra a administração publica e, caso ocorram, será importante que possuam programas efetivos de compliance que possam ser utilizados para atenuar as penalidades a que estarão sujeitas. 

Estes programas de compliance devem ser compostos por regras e procedimentos que devem ser aplicados aos processos internos da empresa. Isso envolve a criação de um código interno de ética e, também seu fortalecimento por meio de cartilhas, treinamentos e novos processos. Tudo com o objetivo de deixar claro aos colaboradores, parceiros e clientes que a empresa não é conivente com práticas de corrupção. 

Neste novo cenário, um dos principais desafios (mais um) colocado às empresas que atuam no Brasil é a manutenção de informações atualizadas sobre legislação, mercado, concorrentes e colaboradores. Para isso, as empresas terão que adotar tecnologias que façam uso do conceito de big data, aprendendo a extrair informações de bases de dados estruturadas e não estruturadas, fontes públicas e privadas e, a partir daí, criar conhecimento.

Como o resultado, esta empresa poderá contar com informações muito mais consistentes na hora de fazer a avaliação financeira de seus clientes e fornecedores, com informações que servirão para a melhor tomada de decisão, ou mesmo na hora de auxiliar as autoridades no momento de rastrear um ato ilícito. 

Ferramentas como estas estão disponíveis com força ao mercado, e fazem parte de uma nova geração de sistemas inteligentes, capazes de aprender a partir dos exemplos fornecidos por seus usuários. Por meio de uma plataforma já é possível realizar buscas e coletar dados com máxima eficiência, rapidez e segurança, em diversas fontes públicas e privadas de dados disponíveis na Web, para após uma análise e interpretação do grande volume de informações obtidas, apresentá-las de maneira inteligente para ao usuário. 

A lei está em vigor e a tecnologia está aí. É hora de arregaçar as mangas e botar as duas para trabalhar em conjunto e a favor de sua empresa. 

 Eduardo Carboni Tardelli, CEO da upLexis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.