A revolução da IoT

0

O primeiro dispositivo IoT foi uma torradeira que podia ser ligada e desligada através da internet. Ela foi apresentada na INTEROP '89 Conference – pelos seus criadores Simon Hackett e John Romkey, e foi o destaque do encontro. No ano seguinte foi agregado mais um dispositivo ao processo: o pão que no ano anterior havia sido colocado manualmente na torradeira, foi colocado por um pequeno guindaste robótico. Esse guindaste, controlado pela internet, pegou a fatia de pão e a colocou na torradeira, tornando assim o sistema totalmente automatizado de ponta a ponta.

De lá pra cá muita coisa surgiu – casas inteligentes que fazem luzes acenderem, veículos sem condutores, controle de tráfego e até informações da lavoura (através de sensores) para otimizar o uso de recursos naturais. E ao olharmos para o futuro, indo além do cotidiano pessoal ou do estilo de vida; a tecnologia possibilitará o gerenciamento do uso de energia, a logística de produção e venda, o monitoramento ambiental e dos sistemas de saúde… tudo o que possibilitará o surgimento das chamadas "cidades inteligentes" (smart cities).

As possibilidades são infinitas. Segundo Michael Porter "a disseminação e o uso massivo de Internet das Coisas irá transformar a economia e o dia a dia da população de maneira tão ou mais impactante do que robótica avançada, tecnologias Cloud, e até mesmo do que a internet móvel."

Mas se por um lado toda essa evolução trouxe crescimento, também trouxe o ônus. Muitas organizações já identificaram, no mínimo, um ataque com base em IoT nos últimos três anos. Para se protegerem de ataques, o Gartner prevê que o gasto mundial em segurança de IoT chegará à US$ 1,5 bilhão em 2018, ou seja, um aumento de 28% em relação ao volume de US$ 1,2 bilhão em 2017.

Ao considerarmos o futuro de possibilidades e evolução, é preciso estar ciente de que existem os desafios e estarmos preparados para eles.

Márcia Garcia, gerente de projetos da Arcon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.