O que podemos aprender com a desconfiança do consumidor ao fornecer dados mobile?

0

Nos últimos anos de Consumer Trust Report, estudamos os novos 'consumidores digitais', sua responsabilidade ao fornecer dados on-line e questões como segurança e privacidade no ambiente on-line. Mas nós, como indústria, estamos cumprindo bem a nossa parte do acordo? Um dos fatos mais observados no ultimo levantamento foi o crescimento do número de "compartilhadores relutantes".

Se por um lado os consumidores reconhecem cada dia mais a importância de se protegerem on-line, eles sentem-se sem saída. Em apenas um ano, 20% mais consumidores disseram compartilhar informações sem desejar fazê-lo, apenas para poder usar aplicativos e serviços. Resignação é realmente o sentimento que queremos no início do nosso relacionamento com nossos clientes? Não podemos fazer melhor?

Ano após ano, essa pesquisa vem mostrando uma queda na confiança do consumidor, e em 2015, 36% disseram que a falta de confiança é a razão número um pela qual decidem usar ou não um aplicativo ou serviço. Será 2016 o ano da virada para os consumidores? Eles trocarão a resignação pela recusa?

E não precisamos ir muito longe para ver como isso pode acontecer. A desconfiança do consumidor, levando à completa intolerância, irrevogavelmente desestruturou o modelo de negócios da publicidade digital, o que criou os ad blockers. Se a controvérsia em torno do fenômeno não é novidade, a decisão recente da Apple de permitir o bloqueio de anúncios em apps tem trazido a questão à tona e forçado toda a indústria a reavaliar sua operação e, mais importante, o benefício que elas oferecem a quem torna tudo possível: seus usuários.

Prevejo que casos de vazamento e hackeamento de dados de perfil, como o caso Ashley Madison, continuaram a dominar a mídia nos próximos anos, levando os usuários a aceitar cada vez menos o uso de seus dados em 'barganhas' comerciais. E quem perde com isso? Podemos ter uma ideia disso quando mais da metade dos entrevistados no relatório deste ano disse que estaria disposta a pagar por um app que a garantisse não partilhar quaisquer dados coletados.

Com tudo isso, penso que a verdadeira questão não é se 2016 sinaliza um ponto de inflexão para os consumidores, mas se vai ser o ponto de virada para nós, da indústria.

Precisamos colocar nossos consumidores em primeiro lugar, e ir além ao protegê-los. Transparência e educação precisam ser compromissos de toda a indústria ao definir seus princípios de conduta. Já não é mais suficiente mostrar ao usuário "o que" se está coletando e compartilhando — precisamos explicar a finalidade e o benefício que eles obtém ao compartilhá-lo, sem rodeios e usando termos de entendimento comum.

Em última análise, as pessoas não deveriam ter de trocar sua privacidade e segurança por benefícios de aplicativos. Nossos consumidores estão dizendo isso em alto e bom som. Vamos ouvi-los?

Harvey Anderson, Chief Legal Officer da AVG Technologies.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.