"Dados são tóxicos": como proteger-se deles

0

Bruce Schneier é um dos papas da segurança cibernética, tendo já desenvolvido diversos trabalhos acadêmicos, livros e blogs a respeito do tema. Recentemente, ele fez uma colocação interessante e polêmica: os dados são ativos tóxicos para as organizações.

Seu ponto de vista é que uma parcela considerável dos incidentes de segurança em grande escala e que ganham manchetes globais, envolvem o roubo de dados pessoais de clientes e cidadãos – que estão sob custódia por uma empresa ou agência de governo. São aqueles incidentes que derrubam o valor de ações, causam perdas de clientes e processos na justiça, encerram carreiras de executivos de segurança e de tecnologia.  Alguns exemplos recentes incluem: roubo e vazamento de documentos sobre propriedade de ativos off-shore, em escritório no Panamá; roubos de milhões de dados de cartão de crédito em estabelecimentos de varejo; roubo de informações pessoais e financeiras em bases de dados de contribuintes; e até roubo de dados sobre casos extraconjugais de milhões de pessoas em sites de relacionamentos.

Por trás destes incidentes, encontramos criminosos cada vez mais motivados e melhor equipados. Organizações criminosas ou mesmo agências de inteligência. As motivações são diversas, mas principalmente fraude, chantagem ou obtenção de vantagens políticas. Ou seja, a ameaça é real e todas as organizações, especialmente as (muitas) que armazenam dados de milhões de pessoas, são um alvo em potencial. Nesse sentido, armazenar dados torna-se tão perigoso quanto armazenar resíduo nuclear.

Por outro lado, vivemos em uma era dominada pelo conceito de que coletar e armazenar grandes quantidades de dados (e usá-los de forma inteligente) é vital para estabelecer diferenciais competitivos. Conceitos de Big Data e Data Analytics são peças-chave nas estratégias de negócio e de tecnologia.

Busca-se coletar o máximo possível de dados sobre interações com clientes. Quais transações fizeram, quando, onde estavam fisicamente etc. e armazená-los por tempo indefinido. O custo de armazenamento tende aceleradamente para baixo. As tecnologias para acessar os dados armazenados com maior rapidez, e tê-los replicados, também evoluíram de modo a facilitar e baratear o processo. E pode-se pensar que mesmo o dado que hoje não tem valor, pode ser monetizado amanhã em algum modelo de negócio inovador. Então… se custa cada vez menos coletar e armazenar, por que não fazê-lo?

Talvez Bruce Schneier esteja exagerando ao classificar os dados como tóxicos. Mas não deixa de ser válido que ele chame a atenção para o fato de que as empresas estão armazenando quantidades cada vez maiores de dados e que, ao fazê-lo, o risco de incidentes como roubo e vazamento acelera de modo proporcional. Ou seja, ainda que o custo de armazená-los esteja em declínio, o risco de fazê-lo cresce de forma explosiva. É vital que os riscos sejam conhecidos e que soluções adequadas a cada caso sejam implementadas para evitar o pior.

Há inúmeras soluções no mercado para isolamento dos dados. Algumas, como a microssegmentação, pode ser realizada de forma simples e ágil. Trata-se de uma solução definida por software, que não requer mudanças na infraestrutura e pode ser implementada de forma incremental e sem ruptura tecnológica. E pode proteger transações com criptografia fim-a-fim. Por exemplo, desde um smartphone onde o consumidor instala o aplicativo para interagir com a empresa, passando pela Internet, e até mesmo por dentro de redes corporativas, até chegar ao servidor seguro de destino.

No final do dia, é uma decisão de negócio definir qual dado faz sentido coletar e por quanto tempo armazená-lo. Mas note que deve ser igualmente estratégica a decisão de analisar os riscos representados por cada dado armazenado, e protegê-los adequadamente para evitar que os mesmos sejam o pivô de uma tragédia corporativa. 

Leonardo Carissimi, lidera a Prática de Segurança da Unisys na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.