Inteligência Artificial

0

Resumidamente, IA é a programação de computadores para determinadas atividades como reconhecimento, raciocínio, solução de problemas, percepção, auto aprendizagem, planejamento, além da capacidade de manipular e mover objetos. Ainda longe de se tornar aquilo que vemos em filmes de ficção científica, o conceito abriu diversos campos de atuação:

Machine Learning ou Aprendizado de Máquina: é o principal campo da IA. Por meio de algoritmos a máquina é programada para conseguir, de forma independente, resolver problemas ou alcançar resultados específicos. Ela aprende sozinha através dos dados. Quanto mais dados, mais "inteligente" a máquina se torna. A Amazon e a Netflix utilizam o Machine Learning para fazer recomendações de produtos e filmes, respectivamente, para os seus clientes.

Deep Learning ou Aprendizado Profundo: utiliza algoritmos complexos para reproduzir a rede neural do cérebro humano e, por meio de pouca ou nenhuma supervisão, aprende sozinho.

O Google Now e o Siri da Apple são baseados em Deep Learning

Natural Language Processing (NLP) ou Processamento de Linguagem Natural: é pela NLP que conseguimos nos comunicar com o computador, smartphone, etc. Podemos programar o computador para entender, processar e manipular a linguagem humana.

Um exemplo é o recurso de reconhecimento de voz do Google, que nos permite interagir com o smartphone solicitando que seja realizada uma ligação ou informando o endereço que desejamos ir. Outra aplicação da NLP está na análise de sentimentos humanos em relação a produtos ou marcas quando o usuário realiza uma postagem numa rede social, por exemplo.

Cognitive Computing ou Computação Cognitiva: a máquina poderá simular processos humanos, interpretando imagens e falas e, então, gerar respostas coerentes.

Computer Vision ou Visão Computacional: o objetivo é ensinar as máquinas a enxergar como os humanos, reconhecendo o que está numa foto ou num vídeo. Dessa forma poderão, em tempo real, realizar o processamento e reconhecimento da imagem que for solicitada.

Predictive Analytics ou Análise Preditiva: baseada em dados históricos e atuais é utilizada para realizar previsões sobre eventos futuros ou tendências.

Os gastos mundiais em sistemas de Inteligência Artificial e Cognitiva crescerão para US$ 19,1 bilhões em 2018, de acordo com o novo Guia de Gastos da IDC, ainda há muito a se desenvolver, mas como qualquer evolução, requer alguns pontos de atenção e a necessidade de regulamentações. Afinal, o que vem pela frente? O céu é o limite. Ou não?

Marcia Garcia, gerente de projetos da Arcon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.