Nova artilharia contra ciberameaças

0

SIEM, Firewall, IPS, Endpoint Protection entre outras tecnologias são amplamente utilizadas no trabalho de cibersegurança das organizações. Mas o que há de novo? Novas ferramentas têm surgido e podem vir a nos ajudar a prevenir e detectar ameaças. Vejamos algumas delas.

O Bitcoin surgiu há alguns anos e sua adoção foi imediata. Trata-se de uma moeda virtual independente de bancos e que consegue um alto nível de segurança nas suas transações. Algumas empresas, inclusive, já aceitam esta moeda como forma de pagamento e, com isso, a mesma tem tido alta valorização desde seu lançamento.

Um dos fatores de sucesso do Bitcoin é sua tecnologia blockchain, que garante a integridade da informação verificando se esta foi visualizada ou modificada por alguém. Esta tecnologia foi tão bem aceita que começou a ser estudada para uso em instituições bancárias para movimentação de dinheiro e até por governos, como o dos EUA que já vê aplicações para suas armas nucleares e satélites militares.

Se inicialmente os bancos mantiveram distância do blockchain por conta da dificuldade de rastreamento do fluxo de dinheiro pelas agências reguladoras, em paralelo começaram a pesquisar e tentar aproveitar a sua velocidade, acurácia e eficiência.  E a primeira transação bancária internacional feita com blockchain ocorreu recentemente com sucesso entre as instituições Commonwealth Bank of Australia e Wells Fargo & Co. Agora é esperar o que vem pela frente.

Outra técnica em estudo para a segurança da informação de TI é a distribuição de chave quântica, do inglês Quantum Key Distribution (QKD). Usando mecânica quântica, dois grupos podem trocar uma chave aleatória que só estes conhecem para criptografar e descriptografar mensagens. Funciona como criptografia padrão de mercado, por isso também é chamada de criptografia quântica, mas com um enorme diferencial: é possível detectar se alguém, além dos envolvidos, tentou ler a chave (ataque man-in-the-middle). Isso se deve ao fato de que ao ler a chave uma anomalia é detectável devido às leis da física.

A técnica de QKD já foi usada com sucesso via fibra óptica, mas o primeiro país a lançar um satélite com esta tecnologia foi a China, com potencial para criar assim a maior rede quântica já vista.

Muito se fala sobre a velocidade das ciberameaças, mas, diante do desenvolvimento de novas tecnologias, é reconfortante saber que não estamos tão atrás. Apesar das promessas e potenciais, sabemos que elas, por si só, não resolvem todos os problemas. É preciso somá-las ao fator humano. Portanto, não é difícil concluir que, além de adotar boas tecnologias, é fundamental contar com especialistas em cibersegurança para utilizá-las em sua plenitude. A corrida pela segurança da informação ainda está longe de terminar.

André Duarte, coodernador de Operações do Arcon Labs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.