12 recomendações para melhorar o desempenho da nuvem com segurança

0

Então sua empresa decidiu finalmente usar "a nuvem" para aproveitar todas as suas vantagens? Esse é um passo que certamente lhe permitirá diminuir custos e aproveitar características como a elasticidade da capacidade de processamento e armazenamento, bem como dos aplicativos.

Trabalhar na nuvem potencializará a inovação e a colaboração na sua empresa e, além disso, lhe proporcionará a capacidade de atender à demanda gerada pelo aumento do número de dispositivos conectados, já que a nuvem permite às empresas aumentar ou diminuir a capacidade dos seus serviços com rapidez para contemplar as condições variáveis do mercado.

Outro motivo para mudar para a nuvem é que essa mudança pode ser feita em pouco tempo, pois, em vez de montar toda a infraestrutura necessária para as suas operações, você precisa apenas escolher a empresa e pagar pelo serviço.

Tendências de adoção da nuvem

De acordo com estudo realizado pela Intel Security com 1200 tomadores de decisões, a migração para a nuvem é uma das principais dificuldades e prioridades.

O estudo mostra que 80% dos orçamentos de TI serão destinados à computação na nuvem e aos serviços incluídos; os tomadores de decisões devem escolher entre 43 serviços na nuvem que são utilizados, em média. Além disso, 79% das empresas planejam investir em Segurança como Serviço.

40% dos entrevistados já processam ou armazenam dados sigilosos na nuvem. Além disso, 72% deles indicam que o cumprimento das políticas de segurança dos dispositivos para a nuvem é sua maior preocupação e muitos mencionam a ausência de visibilidade como seu maior problema operacional.

Sugestões para que sua migração para a nuvem seja segura

Acreditamos que assuntos semelhantes aos levantados na pesquisa tiram o sossego dos tomadores de decisão e, por isso, apresentamos algumas orientações de segurança que, sem dúvida, serão muito úteis:

Entenda quais sistemas e aplicativos estão presentes no seu ambiente.

Mantenha as redes e sistemas/aplicativos seguros, configurados, com as correções de segurança instaladas e atualizadas.

Instale defesas contra malware e outras ameaças.

Mantenha a visibilidade do que está acontecendo ao seu redor.

Inclua informação contra ameaças e outras defesas contra ataques previstos.

Mantenha-se pronto para reagir rapidamente quando for necessário.

Inclua a orquestração de políticas em todos os seus sistemas e administre-as para garantir o cumprimento das leis e normas.

Recomendações para conseguir o melhor desempenho da nuvem

Usar a computação em nuvem é, atualmente, uma vantagem competitiva essencial para muitas empresas, porque as ajuda a conseguir o melhor desempenho da sua infraestrutura, diminui os custos de TI, além de utilizar de maneira mais fácil e eficaz os aplicativos essenciais para suas atividades, o que possibilita que a empresa se concentre na inovação.

Levar as operações de negócios para a nuvem privada não deverá ser uma tarefa difícil nem complexa se optar por trabalhar com fornecedores que tenham experiência e conhecimento, e que ajudem a escolher um caminho rápido e simples.

Para conseguir os benefícios da melhoria do desempenho dos aplicativos, do aumento da confiabilidade e da redução de custos de TI, as empresas devem examinar as seguintes recomendações.

Escolha uma plataforma de nuvem privada que lhe prepare para o crescimento futuro e lhe apóie juntamente a todas as partes interessadas na sua empresa, transformando a área de TI num parceiro.

Mantenha em funcionamento seus aplicativos corporativos mais importantes. Beneficie-se do parceiro de nuvem privada adequado. As empresas de sucesso conseguem mais confiabilidade e economizam ao diminuir o tempo de inatividade dos seus aplicativos mais importantes. 

Melhore a gestão dos aplicativos. As principais organizações aproveitam os melhores recursos de gestão da nuvem privada para compreender o desempenho dos seus aplicativos mais importantes, evitando dessa maneira problemas que provoquem perda de receitas.

Coloque sua organização numa posição que a permita se beneficiar das tecnologias futuras. Executar seu aplicativo numa nuvem privada criará uma base sólida para explorar melhorias e novos recursos na sua infraestrutura de aplicativos fundamentais. E com a construção de uma base de infraestrutura sólida fundamentada em soluções de nuvem privada, as organizações podem aproveitar as melhores e mais recentes tecnologias, desembolsando poucos recursos, ou até mesmo, nada.

Concentre-se nos requisitos mais importantes dos aplicativos. Trabalhando com um fornecedor de rede privada, as maiores organizações podem se livrar de muitas das complexidades e tarefas cotidianas que a execução de aplicativos essenciais exige. Elas também se beneficiam do fato de que, para cumprir os Contratos de Nível de Serviço (SLAs) exigidos, o fornecedor trabalhará com empenho para manter a eficiência e diminuir o tempo de inatividade, entre outros problemas.

Edgar Vásquez Cruz, gerente da área de governo na Intel Security.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.