Oito dicas de segurança para quem quer investir em moedas digitais

0

Quem investe ou planeja investir em criptomoedas precisa ter em mente que um dos cuidados essenciais para evitar problemas é reforçar o cuidado com a segurança da informação. De acordo com Galeno Garbe, CSO do Mercado Bitcoin, assim como qualquer outra transação online, a negociação das moedas virtuais exige alguns cuidados básicos por parte dos internautas.

"A proteção de dados pessoais é fundamental na internet, na medida em que o volume e a sofisticação dos ataques e fraudes online crescem de forma exponencial", afirma o CSO do Mercado Bitcoin, maior corretora de criptomoedas da América Latina. "Assim, quem já investe ou planeja investir em bitcoins ou outras moedas digitais deve estar atento à segurança da informação", complementa.

A seguir, dá oito dicas de como evitar problemas de segurança nas negociações de moedas digitais:

Escolha uma exchange (corretora) confiável: Na hora de escolher uma corretora para negociar as moedas digitais, o usuário precisa buscar informações sobre a reputação da empresa e entender se a mesma tem uma infraestrutura tecnológica confiável e segura, com equipes dedicadas.

Navegue em sites seguros: Jamais clique em links inseridos em e-mails com propostas de investimentos em criptomoedas e evite fazer negociações em sites desconhecidos. Uma forma de validar o endereço eletrônico é digitá-lo diretamente no navegador.

Crie uma senha forte: No momento de cadastrar-se na corretora para comprar as moedas digitais, o investidor deve escolher uma senha de acesso com 15 caracteres ou mais, que combine números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas. É importante também que nunca compartilhe esta senha e não a utilize em outros serviços, como e-mails e acesso a perfis em redes sociais.

Use a autenticação em dois passos: O internauta deve instalar um aplicativo que realize esse tipo de autenticação, no qual, além de login e senha, deve fornecer um token – uma sequência de números que aparece no aplicativo de celular no momento de cada login.

Utilize um sistema para monitorar vazamento de senhas online: Vale utilizar serviços online gratuitos que notificam o internauta sempre que suas senhas vazam na internet, o que permite trocar imediatamente a senha – e não reutilizá-la – quando isso acontece. Alguns exemplos de sites que oferecem esse serviço são o https://haveibeenpwned.com/NotifyMe e https://minhasenha.com/.

Evite utilizar computadores de outras pessoas: Sempre que for acessar a corretora de moedas digitais, o usuário deve utilizar seu próprio computador e evitar equipamentos de terceiros. Caso seja necessário acessar o site de um PC de outra pessoa, certifique-se de sair do serviço e não salvar senhas ou informações. Se for estritamente necessário fazer um de um computador compartilhado, faça uso da função "navegação anônima". Ao concluir, feche completamente o navegador.

Um bom antivírus sempre ajuda: Utilize um bom antivírus e instale todas as atualizações solicitadas pelo sistema. No caso de máquinas Windows, o Defender (Gratuito) funciona perfeitamente. Entenda também que um antivírus não é impenetrável, portanto baseie sua segurança ao seu comportamento online mais do que na solução antivírus.

Não se conecte a redes Wi-Fi abertas: Na hora de acessar a Exchange, o internauta não deve usar redes Wi-Fi abertas (aquelas que não pedem senhas para a conexão inicial). Nesses casos, dê prioridade ao 4G do smartphone e o utilize como um roteador. Quando for "inevitável" usar o Wi-Fi público, é importante só acessar serviços em sites que utilizem HTTPS/SSL (cadeado no site).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.