Cinco passos básicos para o usuário de internet se proteger durante o mundial de futebol

0

A Copa do Mundo está chegando e, no último mês, vem sendo um dos assuntos mais comentados, principalmente aqui no Brasil, onde acontecerá o evento. Os cibercriminosos estão atentos a esse movimento e estão aproveitando todas as oportunidades possíveis para tirar vantagem da popularidade do campeonato. Por isso, elencamos 5 passos simples para ajudar o usuário a se proteger deste tipo de ameaça.

1. Cuidado ao fazer compras de produtos ligados ao Mundial. Ao comprar itens relacionados ao evento, como camisetas de times, bandeiras e decorações pela internet, é preferível ir direto aos websites de varejistas oficiais licenciados. Dessa maneira, você pode evitar o risco de ser enganado e de ter os dados do seu cartão de crédito roubados, por exemplo.

2. Controle o conteúdo compartilhado nas redes sociais. É essencial verificar para onde leva o link em um tweet ou status do Facebook, antes de clicar, compartilhar ou passar pra frente. Se você cair em uma ameaça e espalhar um link malicioso, você será infectado e pode levar os seus seguidores e amigos a se infectarem também. Uma maneira de fazer isso, é buscar sempre informações em fontes oficiais ou em grandes portais de notícias.

3. Pense bem antes de clicar em links e anexos. Avalie antes de abrir anexos em e-mails ou clicar em links incorporados. Golpistas podem estar só atraindo você para suas armadilhas. Eles costumam enviar milhares de e-mails na esperança de que alguém clique. Antes de cair no golpe do sorteio de ingressos para os jogos, por exemplo, ponha a cabeça no lugar e lembre bem se, de fato, estava concorrendo em algum sorteio. Se estiver, opte por recorrer ao site oficial do sorteio e verifique por lá o nome dos ganhadores.

4. Fique atento a ofertas de negócios bons demais. Desconfie de negócios extremamente vantajosos! Verifique a procedência de produtos, a seriedade e a existência de lojas online com promoções inacreditáveis antes de dar suas informações pessoais.

5. Cuide bem do seu dispositivo móvel. Proteja seus smartphones e tablets. A conveniência que você tem ao usar dispositivos móveis – acesso fácil às notícias e atualizações, por exemplo – também é aproveitada pelos golpistas que estão aí para te fisgar. Só faça o download de aplicativos em sites confiáveis e opte por ter uma solução de segurança instalada – elas podem não ser gratuitas, mas são a única forma de manter os seus dados completamente protegidos.

Leonardo Bonomi. diretor de Tecnologia e Suporte da Trend Micro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.