Segurança da informação: preocupação com o tema aumenta conforme avanço tecnológico

0

Eu me deparo, diariamente, com um ou dois novos textos sobre segurança da informação. E há uma única explicação para isso: esse é, e continuará sendo, um tema fundamental para o desenvolvimento da tecnologia. Pode parecer repetitivo, mas falar sobre normas e técnicas que visam proteger a sociedade, agora digital, é uma preocupação cada vez mais crítica.

Recentemente, entrou em vigor o Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation, ou GDPR), conjunto de leis da União Europeia que afeta empresas de todos os portes que atuam na Europa ou têm relação com a região. No Brasil, a Lei Geral de Proteção dos Dados foi aprovada no Senado e encaminhada para a sanção presidencial, em julho. Em ambos os casos, as regras visam proteger os dados de cidadãos, fixando regras de uso dessas informações por parte de empresas e órgãos públicos.

O Gartner prediz que, até 2021, a conformidade normativa se tornará o principal influenciador da adoção de segurança de IoT. Isso porque os ataques baseados em Internet das Coisas já são uma realidade: de acordo com uma recente pesquisa desenvolvida pela consultoria, quase 20% das organizações participantes observaram pelo menos um ataque baseado em IoT nos últimos três anos.

Imagine espalhar inúmeros sensores por uma fábrica, a fim de captar dados e tomar decisões a partir deles, e ter essa informação alterada por alguma falha de segurança. Uma escolha errada será feita – e isso não pode acontecer. Esse tipo de cenário tem impacto direto nos custos: espera-se que, ao final de 2018, os gastos mundiais em segurança da IoT, especificamente, atinjam US$ 1,5 bilhão, um aumento de 28% em relação aos gastos de US$ 1,2 bilhão do ano passado, também de acordo com o Gartner.

Na prática, não estamos mais no campo das novidades e há um volume gigantesco de dados que deixou de ser acessório para se tornar crítico. E pesquisas como a do Gartner apenas comprovam que a preocupação com a segurança da informação continua elevada para acompanhar o avanço tecnológico – que será cada vez mais rápido de agora em diante.

Marcelo Sales, diretor de Arquitetura e Pré-vendas da Hitachi Vantara LATAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.