Como ransomware pode impactar a segurança da sua empresa

0

Os ataques de Ransomware, sequestro de dados, cresceram fortemente nos últimos dois anos. Dados apresentados durante a 7ª Cúpula Latino Americana de Analistas de Segurança demonstram que, entre de 2016 até setembro de 2017, foram mais de 80 mil ataques somente na América Latina e mais da metade deles (55%) ocorreram no Brasil, praticamente o dobro da soma de México (23%) e Colômbia (5%).

O Ransomware é um tipo de software malicioso (malware) que após se instalar no computador, passa a criptografar os dados do usuário, impedindo assim o acesso a arquivos e sistemas, para forçar a vítima a pagar um resgate em moeda virtual para liberá-los. Caso não ocorra o pagamento exigido, o usuário perde permanentemente o acesso a suas informações. A infecção do sistema ocorre como em qualquer outro tipo de vírus: através de e-mail, páginas web maliciosas, escondidos em um instalador ou aproveitando-se de vulnerabilidades na rede e aplicações.

Para evitar ataques deste tipo, as empresas precisam reduzir a vulnerabilidade de seus sistemas operacionais, programas e navegadores, os mantendo atualizados. Esta postura ajuda na prevenção, uma vez que os fornecedores trabalham constantemente para corrigir falhas e melhorar a segurança de seus produtos.

Outra medida é ter proteção contra SPAM. Neste sentido, é importante explorar dois aspectos. O primeiro consiste nas configurações para bloqueio dos chamados phishing – e-mails falsos e mensagens de redes sociais se passando por comunicados de lojas, bancos ou outras instituições, que levam o usuário a clicar em links instalando assim, o programa malicioso. O segundo envolve treinamento e campanhas de conscientização aos colaboradores da empresa para que saibam identificar e diferenciar as mensagens que recebem em seu ambiente de trabalho. A comunicação interna efetiva e o engajamento dos usuários são grandes aliados no processo de prevenção.

Realizar backups regulares de seus arquivos importantes é fundamental. O recomendado é criar duas cópias, uma na nuvem e outra gravada em uma mídia física sem acesso à rede. No caso de um ataque com Ransomware, o backup permite que cópias limpas dos arquivos sejam restauradas, caso as informações ativas nos sistemas venham a ser criptografadas. Além disso, garante à empresa a prevenção em diversas situações, como a exclusão acidental de arquivos e a restauração de dados danificados.

A garantia de proteção e integridade das informações de uma empresa é fator fundamental de sucesso no mercado e valorização de sua imagem. No ambiente corporativo, em que a concorrência acirrada pela liderança do mercado conta com fatores como integridade nas informações, rapidez nas análises e principalmente segurança e proteção de dados, a vulnerabilidade de um sistema pode colocar em risco toda a operação. O sequestro das informações por um longo período pode comprometer, e muito, o desempenho da companhia, além do prejuízo causado pelos resgates solicitados para liberação dos dados. Portanto, investimento em prevenção é o maior aliado na guerra contra os ataques cibernéticos.

Eduardo Sanches, sócio-diretor da VSI (Ventiv Solutions International). Com MBA pela FGV e Graduado em Ciência da Computação, tem mais de 20 anos de experiência em Gestão de Riscos Digitais e Computação Forense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.