E-commerce: crescimento do setor x ataques cibernéticos

0

A crise econômica que o país vem enfrentando de forma mais intensa desde o ano passado parece não ter alcançado o segmento de e-commerce no país. Isso é ótimo, pois o crescimento do setor estimula outras áreas da economia nacional. Porém, houve também aumento no número de fraudes online. Assim, o desafio é claro, mas não tão simples: dar vazão ao crescimento do setor sem padecer pelos danos causados por ciberataques. Felizmente, isso é possível!

A dimensão do crescimento do comércio online é realmente significativa e, mesmo com a desaceleração — uma vez que chegou a atingir crescimento anual de 28% em 2012 —, registrou em 2015 aumento de 15% sobre 2014 e, ainda, faturou R$ 41,3 bilhões, segundo o relatório E-Bit WebShoppers. Adicionalmente, o ano fechou com mais de 106 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 388 (12% maior que o ano anterior). A projeção para 2016 é que o e-commerce nacional cresça cerca de 18% em relação a 2015 e fature próximo de R$ 48 bilhões. Acredito que a conveniência do serviço de consumo online e facilidades oferecidas pelas lojas virtuais sejam os principais motores que alavancam esse crescimento.

Conforme antecipado, nessa mesma toada — segundo relatório da Akamai (State of the internet Security, referente ao quarto trimestre de 2015) — o número de ataques DDoS aumentou 40% em comparação ao trimestre anterior e mais do que 149% em relação aos últimos 12 meses. Hackers não param de evoluir no que diz respeito às formas de ataque, somando-as às técnicas e ferramentas já existentes e, assim, combinando métodos de ataque tradicionais e mais refinados para elevar suas taxas de sucesso.

Apesar do cenário parecer assustador, mais empenhados do que os hackers que insistem em novas técnicas de fraude, estão pesquisadores e empresas de tecnologia a favor da segurança e do desenvolvimento do segmento de e-commerce. Dado que é impossível prever as proporções de um ataque, o uso da nuvem eleva as chances de mitigação por comportar volume ilimitado de conteúdo e hoje é, sem dúvida, a melhor alternativa para prevenção de ataques maliciosos. Além disso, permite lidar com elevados números de acessos reais sazonais, como é o caso da Black Friday.

As possibilidades para expandir camadas de segurança e garantir uma operação segura tanto para o site quanto para o usuário são inúmeras e se adequam à realidade e necessidade de cada loja virtual. Por meio da garantia de segurança e performance garante-se a satisfação do usuário durante a compra e, consequentemente, o aumento da conversão.

Mesmo com os desafios de nosso país, o cenário é propício. Então, bons negócios!

Alex Soares, arquiteto sênior de Inovação na Exceda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.