A relevância da segurança de dados nos negócios

0

Já pensou na infinidade de dados confidencias e informações preciosas que seus negócios e de seus clientes possuem? Com certeza, nenhuma empresa gostaria de perdê-los. Isso traria danos à reputação da companhia e logicamente levaria a perdas financeiras. Um estudo recente da The Computing Technology Industry Association (CompTIA) apurou que, no último ano, 87% das organizações no Brasil experimentaram ao menos uma violação de segurança cibernética. Com o crescente aumento dos negócios no meio digital, a demanda por armazenamento das informações de modo eficaz e seguro vem forçando as empresas do segmento de dados a evoluírem na forma como armazenam, recuperam e protegem as informações vitais para o negócio de seus clientes.

No Brasil o custo da violação de dados gera grande perda financeira, que poderia ser investida em geração de emprego, infraestrutura, capacitação de profissionais, pesquisa e desenvolvimento, entre outros. A realidade em que vivemos é a tecnológica. É fato: todos vivem conectados e utilizam uma enorme quantidade de dados o tempo todo, seja para um fim corporativo ou pessoal. Vale enfatizar que existem soluções para minimizar o risco de violação de dados.

Quando se fala em segurança da informação, é possível imaginar uma série de mecanismos de proteção para cada camada onde a informação resida ou transite. A proteção e confidencialidade dessas informações são exigidas pelos gestores do negócio e claro, pelos seus clientes. Esse é um grande desafio dentre outros tantos que suscitam a preocupação dos profissionais de TI.

Para cada camada dentro de um datacenter existe um mecanismo de proteção. Em relação ao hardware podemos citar o bit locker, já ao pensar em software, existe a proteção por senhas, encriptação de conexões, tunelamento seguro, dentre outros. Há, ainda, o sistema gerenciador de bancos de dados, peça-chave nesse fluxo de segurança, uma vez que é a última barreira entre quem pretende obter informações de forma indevida. Assim, caso todos outros mecanismos de proteção falhem, cabe ao banco de dados manter a proteção e abstração dos dados.

Nesse sentindo, existem opções eficientes de banco de dados que contam com características relevantes para segurança, como:  Private Data Base (PDB) – mecanismo de proteção lógica dos dados que exibe apenas os dados pertinentes ao usuário conectado, Transparent Data Encryption (TDE) – outro mecanismo que tem a capacidade de proteger as informações através de criptografia. Além disso, também existem os algoritmos de encriptação e assinatura digital rigorosa para detectar e bloquear qualquer tentativa de manipulação dos dados. Ainda há a possibilidade de regras e privilégios para atribuir permissões de atualização, leitura, escrita e execução nos dados e objetos contidos em suas bases, por meio de mapeamento de grupos de usuários, perfis de acesso e acessos a objetos em banco de dados.

Ao alinhar as boas práticas de segurança às tecnologias mencionadas acima, é possível obter excelentes níveis de proteção de dados. Novamente, um banco de dados tem papel fundamental nesse processo e é preciso dedicar-se à esta escolha. Soluções que viabilizam integração com sistemas legados, fácil migração e segurança são fundamentais.

Apesar de especialistas afirmarem que o ritmo da recuperação econômica brasileira será mais lento, é importante estar preparado para enxergar o Brasil com um forte potencial de crescimento. Claro, é necessário planejamento estratégico com soluções integradas para se reinventar e buscar novas alternativas para os negócios, mas os ventos são otimistas.

Ronaldo Viana, especialista em Banco de Dados da TmaxSoft Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.