O novo papel da segurança da informação na gestão corporativa

0

Com o crescimento do mundo digital, acompanhamos também um enorme crescimento das ameaças cibernéticas. Estas variam de pequenas ações irritantes até desastres catastróficos. E à medida que essas ameaças evoluem, também vemos a evolução de um personagem anteriormente ignorado: o Diretor de Segurança da Informação, ou CISO (Chief Information Security Officer).

Não só o papel do CISO está mudando, mas também o relacionamento dele com a organização em que trabalha. Antes eles reportavam ao CIO, agora reportam diretamente ao CEO ou ao Conselho Administrativo. Em seu novo papel, o CISO também precisa de diversas novas habilidades.

O cargo foi introduzido pela primeira vez na organização comercial moderna para monitorar e analisar possíveis riscos de segurança para a empresa. Tradicionalmente, esses profissionais vieram do lado mais técnico e talvez não precisassem entender todo o negócio. Liderança, comunicação e background de negócios podem não ter sido requisitos para o trabalho até então. Mas isso está mudando.

Com ameaças cada vez mais avançadas, é justo dizer que as diretorias corporativas estão enxergando a importância da segurança cibernética. O desafio para o CISO moderno é discutir os problemas do negócio que causam os desafios de segurança (versus a tecnologia apenas). Quando os CISOs trazem ideias para a mesa executiva que são colocadas em termos de escolhas e integração de negócios, é mais provável que as questões sejam abordadas e corrigidas.

Os papéis do CIO e do CISO são diferentes. Ambos estão envolvidos com Tecnologia da Informação, mas de diferentes ângulos. O papel do CIO é assegurar a disponibilidade da informações para administrar o negócio; o do CISO é garantir segurança sem afetar a disponibilidade dos serviços empresariais. Este poderia ser um relacionamento adversário, mas abordado adequadamente – de um ponto de vista holístico – pode funcionar bem.

Toda organização gerencia a segurança de forma diferente, com base nas suas necessidades e estrutura interna. O CIO tradicionalmente trabalha ao lado da gestão de uma empresa e é focado na operação interna. O CISO, por sua vez, é direcionado para fora. Além disso, como o CISO frequentemente reportava ao CIO, nem sempre eram vistos como pares. Uma percepção é que os CIOs são veteranos e líderes experientes, e os CISOs são mais jovens e mais especializados.

O papel do CISO tornou-se mais elevado devido à importância do gerenciamento de dados na era digital. Sem a segurança cibernética uma empresa pode ser seriamente comprometida, tanto monetariamente como em reputação. Para muitas empresas, informações e segurança não fazem parte do negócio; elas são o negócio.

O CISO também se tornou o responsável por trabalhar com os fornecedores de segurança cibernética. Como existem mais de mil empresas de segurança cibernética de diferentes tamanhos e escopos, sua função inclui fazer com que os diferentes tipos de software funcionem juntos. Uma vez que isso seja realizado, ele também precisa comunicar como as ferramentas estão atuando com a classificação e arquivamento.

Atualmente os CISOs devem olhar para o negócio como um todo e não se concentrarem na tecnologia. Se focar apenas nas escolhas técnicas, pode-se considerar a segurança cibernética como um custo. É preciso uma abordagem certa para se concentrar no negócio e gerenciar o meio ambiente, além de comunicar como a segurança é importante para o sucesso da empresa.

Em resumo, o CISO de hoje tem um papel importante e expandido na gestão da segurança da empresa. Eles devem ter um relacionamento com o CEO e com o Conselho, para que as organizações possam avaliar com precisão suas vulnerabilidades. Um bom CISO também é um bom líder e comunicador, alguém que pode influenciar a organização para garantir a segurança e disponibilidade de sistemas. Ou seja, o papel evoluiu da função específica para uma parte vital da gestão de uma empresa.

Grant Bourzikas, vice-presidente e diretor de segurança da informação da McAfee.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.