Vazamento de senhas prova que a segurança de armazenamento precisa evoluir

0

Senhas são um mal necessário. Todos sabem que é desagradável ter que inventar senhas fortes e memorizar cada uma delas. Mas sem estes cuidados, toda sua vida on-line pode estar comprometida. No início do mês, o Dropbox divulgou que mais de 68 milhões de logins e senhas foram roubados em 2012, mas só agora estes dados começaram a ser espalhados na Internet. O conteúdo está criptografado, mas é apenas uma questão de tempo até os hackers interessados começarem a quebrar este código. Isso lança um alerta, principalmente, para as pessoas e empresas que utilizam uma mesma senha para todas as suas plataformas. Segundo um estudo realizado pela empresa de identidade mobile TeleSign, 73% das contas on-line possuem senhas já utilizadas em outras plataformas. Ainda segundo a pesquisa, 54% dos consumidores usam cinco senhas ou menos para todos os seus serviços on-line.

A praticidade de ter que memorizar apenas um nome ou sequência leva as pessoas a fazerem isso, mas a verdade é que essa é uma conduta perigosíssima. E o perigo é maior ainda para as empresas. Cada vez mais as organizações, principalmente de tecnologia e comunicação, têm a possibilidade de trabalhar remotamente. Muitas vezes os colaboradores usam seus próprios computadores e acessam os servidores das empresas de qualquer lugar. Acessam informações essenciais de clientes durante reuniões, trabalhos de hora extra ou no home office. E isso pode comprometer a segurança da organização, pois cada um desses colaboradores tem a sua senha, que pode ser mais ou menos difícil. É possível sim ter um servidor que exija letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais, etc, mas se essa for a mesma senha que o seu colaborador utilizou quando fez a conta no Dropbox, por exemplo, o seu negócio já está em perigo. Vale a pena arriscar?

Outro dado preocupante é que as pessoas não costumam mudar suas senhas com frequência. Ainda de acordo com a pesquisa da TeleSign, 47% das contas on-line possuem senhas que não foram trocadas nos últimos cinco anos! Imagine toda a vulnerabilidade que isso pode acarretar.

Para evitar problemas com vazamentos de acessos, logins múltiplos vindos de diferentes máquinas e até mesmo controlar o fluxo de criação e acesso de diferentes arquivos, as organizações têm apostado em plataformas desenvolvidas especificamente para o mundo do trabalho atual. Não podemos fechar os olhos e ignorar que as empresas hoje são mais do que um endereço físico: elas são todas as informações, sistemas, processos e soluções que produz. Muito além das suas sedes, elas estão na nuvem e podem ser destruídas a qualquer momento, se acontecer a invasão de seus servidores pelas pessoas erradas.

Entre as novas plataformas, podemos citar a versão 2.1 do Hitachi Content Plataform (HCP) Anywhere, desenvolvido pela Hitachi Data System. O sistema permite que as organizações ofereçam, de forma rápida e fácil, uma solução segura de conteúdo móvel, adaptado para a marca do usuário. Entre os novos recursos, estão a sincronização de arquivos, compartilhamento de pastas e proteção de dados do usuário final. Com a versão mais recente do HCP Anywhere, é possível também fazer a recuperação de arquivos e pastas de usuários self-service, compartilhar com segurança os dados para usuários que estejam fora da empresa, criar áreas de trabalho colaborativas e, com isso, ter mais controle sobre o conteúdo produzido. As organizações podem oferecer soluções de armazenamento em nuvem extensíveis, com o design do próprio cliente, para facilitar a adoção do usuário.

O HCP Anywhere faz parte do portfólio Hitachi Content Platform, solução integrada que reúne armazenamento de objetos, sincronização de arquivos e compartilhamento de arquivos e gateways, criando soluções de armazenamento em nuvem simples, seguras e inteligentes. Destaque também para a possibilidade de integrar links automaticamente nos e-mails enviados pela plataforma, ao invés de fazer uso de arquivos anexados. A solução é uma alternativa para quem realmente deseja proteger os dados da sua empresa e dos seus clientes.

Acredito que é apenas uma questão de tempo até as empresas entenderem quais são suas novas necessidades em relação à armazenamento na nuvem. Os servidores on-line precisam estar adaptados às necessidades de acesso remoto mas também devem entender o comportamento dos colaboradores atuais na hora de garantir a segurança de acesso. Toda a tecnologia precisa evoluir usando como ponto de partida o ser humano.

Marcelo Sales, CTO Latam da Hitachi Data Systems.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.