A necessidade de ter um plano adequado contra a cibercriminalidade

0

Podemos citar vários avanços tecnológicos que surgiram nos últimos anos. Antes, era um privilégio ter acesso à internet, tanto que não era uma prioridade para muitos, mas agora há uma necessidade de estar conectado, tanto no trabalho, quanto nas horas de lazer.

A internet tem nos dado muitas vantagens. Processos foram melhorados, as comunicações foram racionalizadas e o papel virou código binário. E como informação digital também é dinheiro, devemos sempre permanecer vigilantes para evitar ciberfraudes.

Como a ameaça de criminosos estavam se tornando mais complexas, os usuários foram obrigados a aumentar sua segurança. O cibercrime é uma fábrica especializada em roubo de produtos financeiros pessoais de informação e transações de comércio eletrônico e negócios.

De acordo com um estudo divulgado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), os custos de crimes cibernéticos somaram US$ 113.000 milhões em 2013, em 24 países.

A questão não é só prevenir, mas ter um sistema de alerta rápido para combater ataques o mais rápido possível, minimizando perdas e expondo o crime cibernético. De acordo com os nossos estudos, no primeiro semestre de 2014, o roubo de identidade resultou em perdas de US 2.200 bilhões em empresas globais. A segurança cibernética tornou-se prioridade na vida de muitas pessoas e empresas.

Mas você não precisa ser parte de uma grande organização para começar a aplicar políticas antifraude. Veja algumas recomendações para fazer um bom uso da informação digital:

– Desconfie de e-mails cujo remetente você desconheça. Evite acessar páginas ou links para promoções, lembretes ou atualizações de documentos que aparecem em sua caixa de entrada sem mais, nem menos.

– Use senhas complexas, com números, letras e que, de preferência, só você saiba. Não guarde como parte da memória do computador.

– Limite a quantidade de informações que você compartilha sobre si mesmo em redes sociais.

– Desligue rastreamento e localização geográfica em aplicativos em que essa funcionalidade seja desnecessária.

– Fala sempre o logout de aplicativos online e móveis quando terminar de usá-los.

– Evite o uso de Wi-Fi abertos para realizar operações sensíveis.

– Use autenticação para e-mail e outras contas online que oferecem esse serviço.

– Mantenha seus dispositivos com as últimas atualizações de software e segurança.

– Compreenda e faça os ajustes das configurações de privacidade dos serviços de internet, aplicações móveis e dispositivos que você usa.

Peter Smails, vice presidente de marketing de produtos EMC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.