Lançada iniciativa global de cybersegurança para cidades digitais

0

Está sendo lançada nesta segunda-feira,1, uma nova iniciativa global sem fins lucrativos, a Securing Smart Cities. Com o apoio de grandes pesquisadores, empresas e organizações da área de TI, como IOActive, Kaspersky Lab, Bastille e Cloud Security Alliance, o projeto tem como objetivo solucionar os desafios de cibersegurança  enfrentados pelas cidades inteligentes por meio da colaboração e do compartilhamento de informações.

O grupo atuará como um centro de comunicação entre empresas, governos, agências de notícia, organizações sem fins lucrativos e indivíduos do mundo inteiro envolvidos na criação, aprimoramento e promoção de tecnologias inteligentes e seguras para as cidades modernas.
O conceito das cidades inteligentes é bastante atual e há muitas organizações trabalhando em soluções para tornar as áreas urbanas mais eficientes em termos de consumo de energia, conforto, ecologia e segurança física. Infelizmente, poucas consideram a questão da segurança digital. Quanto mais organizações de TI participarem da criação das cidades inteligentes, maior será o risco potencial envolvido. Devido ao custo e à complexidade das cidades inteligentes, se a segurança não for tratada logo no início, será muito difícil lidar com esses problemas depois. No final, essas cidades acabariam ficando vulneráveis.

O objetivo da iniciativa Securing Smart Cities é evitar que isso aconteça, por exemplo:

  • Informando urbanistas e fornecedores sobre a importância e as vantagens financeiras da adoção de práticas recomendadas de segurança;
  • Colaborando com parceiros no compartilhamento de ideias e metodologias;
  • Reforçando a importância e os benefícios da introdução da segurança logo no início do ciclo de desenvolvimento de um planejamento ou projeto;
  • Promovendo parcerias entre cidades, fornecedores e a comunidade de segurança;
  • Criando normas, diretrizes e recursos para ajudar a melhorar a cibersegurança em todas as áreas relacionadas às cidades inteligentes.

Os participantes da Securing Smart Cities acreditam que essa iniciativa ajudará a compartilhar conhecimento sobre a segurança digital das cidades modernas de forma eficiente e responsável. Ela será a conexão entre fornecedores de equipamentos de automação de infraestrutura e pesquisadores de segurança preparados para confirmar o funcionamento seguro desses produtos. Também reunirá a administração das cidades com a comunidade de segurança para trabalharem em conjunto na resolução dos novos problemas da cibersegurança.

"Não se pode resolver a segurança digital de uma cidade inteligente moderna sozinho. O conceito envolve tantas tecnologias diferentes, que se comunicam entre si de tantas maneiras, que a única forma de prever e eliminar todas as questões de segurança possíveis é com a colaboração de especialistas de todo o mundo. E esse é o objetivo do projeto Securing Smart Cities", diz Cesar Cerrudo, CTO da IOActive e membro do conselho da iniciativa.

"As cidades inteligentes representam uma enorme oportunidade de crescimento, sustentabilidade e melhoria social. No entanto, os projetos não podem ser apenas inteligentes, também precisam ser seguros. A utilização de tecnologias integradas e o aproveitamento da "Internet das coisas" na infraestrutura das cidades gera um risco que deve ser considerado e monitorado para garantir a segurança da população. Vamos trabalhar junto aos urbanistas e às construtoras para conscientizá-los sobre ameaças virtuais e compartilhar informações sobre como atenua–las antes que afetem as pessoas", declarou Chris Rouland, fundador e CEO da Bastille e membro do conselho da Securing Smart Cities.

"A Securing Smart Cities visa solucionar os problemas cibernéticos em cada etapa do desenvolvimento dessas cidades, do planejamento até a implementação efetiva das tecnologias inteligentes. Convidamos as administrações municipais, os fornecedores de equipamentos e software e os pesquisadores de segurança a participar dessa discussão", diz Patrick Nielsen, principal pesquisador de segurança da Kaspersky Lab e membro do conselho da Securing Smart Cities.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.