Irdeto detectou mais de 5 mil streams ilegais de transmissões piratas na Copa da Rússia

0

A Irdeto detectou 5.088 streams ilegais exclusivos redistribuindo jogos pela Internet durante a fase de grupos da Copa do Mundo de 2018. O Brasil foi a seleção mais pirateada, com mais de 582 streams ilegais detectados para os três jogos da fase de grupos, seguido por Marrocos (561 streams) e Portugal (535 streams).

A Inglaterra foi o quinto time mais pirata com 523 stream apesar de todos os jogos da Inglaterra serem exibidos em canais abertos. A Inglaterra, no entanto, foi novamente superada pela Bélgica, que ficou em quarto lugar (526 streams). O fato de a Alemanha ter uma Copa do Mundo para esquecer é enfatizado por sua falta de popularidade com os piratas, ficando fora dos dez melhores times piratas.

Rory O´Connor, vice-presidente Sênior de Serviços de Segurança Cibernética da Irdeto acredita que "criminosos têm como alvo conteúdos premium de esportes, como a Liga dos Campeões da Europa e Copa do Mundo e estão ganhando uma fortuna ao roubar esses direitos de transmissão, já que muitos optam pelo serviço acreditando ser mais acessível." E completa: "Proprietários de conteúdo, que são os detentores desses direitos, e proprietários de plataforma, devem atuar juntos com o objetivo de buscar tecnologia e serviços proativos para derrubar streams em tempo real. Os criminosos que ganham dinheiro por meio dessa atividade ilegal possuem pouca consideração pelos seus espectadores e os estão expondo ao cibercrime, conteúdos inadequados e infecção por malware. Além disso, os consumidores podem sofrer penas criminais se decidirem compartilhar esses conteúdos ilegais com amigos nas redes sociais", finaliza.

De acordo com Gabriel Ricardo Hahmann, diretor de vendas para da América do Sul da Irdeto, "nossas soluções são automatizadas, detectam e interrompem transmissões de vídeos, utilizando indexadores de pesquisa e até marcas d'água que são aplicadas nos filmes. Focamos campeões de audiência como o YouTube e ferramentas de buscas. Falamos em nome das empresas que adquiriram os direitos de transmissão e pedimos para interromperem o serviço."  Segundo ele, as ferramentas conseguem identificar os logos dos canais enviando alerta aos analistas para bloquearem a transmissão de qualquer programa irregular.

Copa do Mundo da Rússia nas mídias sociais:

Como nos dados anteriores de pirataria da Irdeto, esses números sugerem que ainda é preciso fazer mais para impedir a distribuição ilegal de conteúdo esportivos de grandes competições. No caso da Copa do Mundo, os canais de mídia social, incluindo Facebook, Periscope, YouTube e Twitch, foram o principal veículo para fluxos ilegais.

As principais estatísticas de mídia social foram:

  • 3.773 do total de 5.088 streams foram detectados nos canais de mídia social, alcançando uma estimativa de 4.292.874 espectadores.
  • Portugal foi o time mais visto ilegalmente nos canais de mídia social com um número estimado de 826.660 espectadores de seus jogos.
  • Portugal foi seguido de perto por Marrocos e pelo Brasil.
  • O jogo da fase de grupos que atraiu mais telespectadores ilegais nas redes sociais foi o Brasil contra a Suíça, com uma estimativa de 613.715 espectadores.

Copa do Mundo de 2014

Na edição passada, em 2014, a empresa identificou e conseguiu tirar do ar mais de 3,7 mil transmissões ao vivo, os chamados streamings ilegais. No total, 10 milhões de usuários tiveram o serviço pirata interrompido, perda estimada de US$ 120 milhões para as empresas que investiram na compra dos direitos de transmissão das partidas de futebol.

Liga dos Campeões

Durante a fase eliminatória da Liga dos Campeões da Europa, a Irdeto, trabalhando em conjunto com os analistas, detectou 5.100 strems  ilegais redistribuídos pela internet durante a partida decisiva entre Liverpool e Real Madrid. Desse total, 2121 acessos eram via web, enquanto 2093 provenientes de canais nas redes sociais, como Periscope, Facebook e Twiter. Estima-se que os streams de redes sociais tenham alcançado 4,893,902 espectadores. Como nos jogos anteriores da Liga dos Campeões, os piratas também aproveitaram os plugins de streaming ilícitos para o programa Kodi, um popular reprodutor de mídia, com 95 transmissões registrados nesta plataforma. Com o anúncio dos streamers na Liga dos Campeões, fica um alerta para a Copa do Mundo 2018,  de que muito mais deve ser feito para impedir a distribuição ilegal de partidas de futebol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.