Dispositivos IoT sofreram mais de 150 milhões de tentativas de ataque em 15 meses, revela pesquisa

0

Pesquisa da Cyxtera Technologies, provedora de segurança digital, revela que os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) estão em constante ataque, tendo recebido mais de 150 milhões de tentativas de conexão em 15 meses. O estudo foi elaborado por meio de parceria entre o pesquisador de ameaças da Cyxtera Martin Ochoa e a Universidade de Tecnologia e Design de Singapura.

Foram apuradas mais de 150 milhões de tentativas de conexão para 4.642 endereços IP distintos, de acordo com o estudo. Dessas, 64% das conexões parecem ter origem na China, enquanto 14% vem dos Estados Unidos. Em seguida aparecem Reino Unido (9%), Israel (8%) e Eslováquia (6%). É difícil confirmar definitivamente a origem do tráfego da Internet, pois é possível redirecioná-lo para outros locais, técnica frequentemente empregada para ocultar ações do tipo.

Poucos dias após o lançamento de novas campanhas de malware – como Mirai, Satori e Hakai – elas já estavam atacando dispositivos IoT do Honeypots. Em muitos casos, o aumento na atividade foi identificado nos dias e semanas anteriores de o malware ser publicamente conhecido.

Mais da metade (54%) das conexões recebidas pelo honeypot foram via Telnet, enquanto as portas HTTP receberam quase todas as conexões restantes. As câmeras IP receberam a maioria das conexões no honeypot, sugerindo um maior interesse do invasor nesses dispositivos IoT em comparação com outros, como impressoras e switches inteligentes. Vários ataques recentes em grande escala em dispositivos IoT têm como alvo câmeras IP.

Outro ponto é que todos os dispositivos IoT registraram tentativas de login imediatamente após aparecerem online. Além disso, o número de tentativas cresceu constantemente ao longo do tempo. A Cyxtera lembra que dispositivos IoT são um alvo atraente pela falta de segurança em seu desenvolvimento e a dificuldade na atualização.

IOT BUSINESS FORUM ACONTECE DIA 10, SEGUNDA-FEIRA

A questão da segurança no mercado de IoT será apresentada na 4ª edição do IOT BUSINESS FORUM, que acontece dia 10, segunda-feira, no WTC em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.