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Estudo indica que 30% dos usuários limitam segurança a duas ou três senhas de contas

Postado em: 06/12/2018, às 20:58 por Redação

São comuns os casos de empresas ou serviços que sofrem violações de segurança ou algum tipo de incidente e têm suas senhas e usuários expostos. Uma em cada dez empresas dizem ter sido vítimas de incidentes que afetaram serviços críticos ou de acesso indevido a sua base de dados. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, realizou uma pesquisa com usuários na América Latina para saber quais são os hábitos mais comuns em relação ao uso de senhas.

Apesar da frequência com que esse tipo de incidente de segurança ocorre, a pesquisa revelou que apenas 40% dos usuários possuem senhas diferentes para cada serviço e que 30% usam dois ou três acessos diferentes para todas as aplicações. Por sua vez, mais de 60% acreditam que seu código de acesso para o e-mail pode ser mais forte.

A pesquisa concluiu ainda que:

• 62% dos entrevistados considera que sua senha de e-mail poderia ser mais forte;

• Mais de 90% acredita que possuir uma senha fraca é o mesmo que deixar a porta de sua casa aberta;

• 40% muda de senha apenas quando tem alguma suspeita ou incidente;

• 73% modifica os acessos com maior frequência quando se trata de serviços críticos;

• 60% das pessoas lembram suas senhas apenas com a memória, 10% possuem um arquivo com os acessos no equipamento e 11% utilizam gerenciador de senha;

• 10% das pessoas não sabem o que é Duplo Fator de Autenticação

• 25% das pessoas usam o Duplo Fator de Autenticação em todos os serviços possíveis, enquanto 50% utiliza somente em alguns serviços.

A ESET dá dicas extras para a segurança das senhas:

• Utilize o duplo fator de autenticação

• Na hora de criar a senha, use frases longas e inclua números

• Não reutilize senhas antigas

• Crie uma senha diferente para cada conta

• Alterar as frases de lembrete de senha periodicamente

• Use um gerenciador de senhas confiável.

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