Symantec divulga relatório sobre ameaças financeiras globais contra bancos ou instituições

0

As atenções voltadas a ataques do tipo ransomware estão em alta, no entanto, a Symantec Corp acaba de divulgar seu relatório anual sobre ameaças financeiras no qual o malware financeiro é apontado como mais relevante do que o ransomware.

As principais descobertas da Symantec nessa avaliação incluem:

As ameaças financeiras são mais relevantes que o ransomware: enquanto este segundo tipo de ameaça continua a obter todas as atenções (especialmente no caso recente do ransomware WannaCry), as ameaças financeiras apresentam-se 2,5 vezes mais relevantes, com mais de 1,2 milhões de detecções anuais.

Ataques contra as instituições financeiras em ascensão: desde o ano passado, com o surgimento de vários grupos sofisticados de cibercrimes que seguem as instituições financeiras, 38% de todas as detecções de ameaças financeiras foram direcionadas às instituições invés de atacar consumidores. Isto porque o lucro para os cibercriminosos é muito maior.

A Symantec viu um grande aumento nas detecções de trojans financeiras em toda a Ásia, com Japão, China, Índia, Filipinas e Vietnã ganhando destaque na lista dos 10 maiores. Isso mostra que os atacantes estão se expandindo para novos mercados, menos saturados e menos protegidos.

Outro método popular de técnica de ameaças financeiras é a mudança do servidor DNS – às vezes referido como pharming. Este método simples é amplamente utilizado na América Latina. Às vezes, os atacantes sequestram servidores DNS completos, como ocorreu no Brasil no ano passado, quando uma instituição financeira brasileira perdeu o controle de sua presença on-line por cinco horas, de modo que os atacantes redirecionaram os clientes para sites fraudulentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.