Comércio Eletrônico: Serasa Experian lança ferramenta de login com certificado digital

0

Empresas de comércio eletrônico ou outros tipos de companhias que possuem sites com área logada poderão instalar gratuitamente uma ferramenta de login seguro na internet para que seus clientes possam comprar de forma mais segura, apenas clicando num botão chamado de Identific, na hora de finalizar a transação. Esse novo produto da Serasa Experian, anunciado nesta quarta-feira, 8,  possibilita a identificação dos usuários (consumidores ou empresas) no ambiente digital por meio dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e, apenas com a inclusão da senha "pin", que tem de 4 a 15 caracteres.

Segundo Maurício Balassiano, diretor de certificação digital da Serasa Experian (foto), muitos consumidores tem o hábito de se logar no site através do Facebook, o que pode significar um risco para o varejista, pois existe uma possibilidade de ser um perfil falso. Também garante que ao acessar a área de compra, o cadastro do consumidor foi validado pelo seu e-CPF, que pela lei não pode contestar a transação, evitando dessa forma o prejuízo de cashback que penaliza os custos dos e-commerces. Ele acredita que até o final do ano cerca de dez e-commerces de diversos portes adotem a solução, vislumbrado ainda que alguns deles possam oferecer descontos ou vantagens para os consumidores que adotarem essa opção de compra.

"O certificado digital é, hoje, a melhor opção para identificação segura no ambiente digital, por isso a Serasa Experian trouxe essa inovação para seu portfólio de produtos. Com o Identific, as empresas terão certeza de quem está se logando em seus sites já passou por um processo de identificação", enfatiza.

Por conta do processo rigoroso, dados do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) mostram que 0,0038% do total de certificados emitidos em 2017 irregulares, e todos foram revogados. A segurança do certificado digital é garantida por conta da criptografia utilizada, que é a do tipo assimétrica. Em outras palavras, os certificados digitais emitidos na ICP-Brasil possuem duas chaves, uma pública e outra privada. Essa informação não é gravada nos certificados, restando apenas ao seu proprietário o conhecimento da mesma.

Os usuários dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e não pagam nada para utilizar o Identific. As empresas que quiserem disponibilizar esta forma segura de login através de APIs em seus sites também podem fazer a instalação de forma gratuita om apenas três cliques no site www.serasaidentific.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.