Relatório da Trend Micro detecta aumento nos alertas de vulnerabilidade em sistema industrial

0

A Trend Micro divulgou o relatório semestral de ameaças (roundup) no qual destaca o aumento do número de relatos de vulnerabilidades relacionadas aos sistemas de controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA), que aumentou desde o segundo semestre de 2017.

Muitas dessas vulnerabilidades foram encontradas em softwares de interface homem-máquina (HMI). O SCADA HMI é o principal hub digital que gerencia a infraestrutura crítica, e os dados que ele apresenta têm algum valor de reconhecimento para os invasores.

Os dados também indicam que mais fornecedores conseguiram criar patches ou métodos de mitigação a tempo para os anúncios de vulnerabilidade correspondentes.

Embora esta seja uma melhoria bem-vinda, o grande número de vulnerabilidades descobertas destaca o motivo pelo qual as empresas nos setores de infraestrutura crítica devem permanecer no topo dos sistemas de software SCADA e investir em soluções de segurança de múltiplas camadas.

A União Europeia (UE), por meio da Diretiva sobre Segurança de Redes e Informações (NIS, Network and Information Security), já determinou que seus estados membros promulguem leis que garantam um nível elevado de segurança para setores críticos e serviços digitais essenciais.

A Diretiva NIS afeta organizações que operam infraestruturas críticas. Com a diretiva e as leis nacionais correspondentes em vigor, os operadores de setores essenciais devem ter medidas adequadas, proporcionais e de última geração para proteger os sistemas de rede e de informação, entre outras políticas de mitigação de riscos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.