Kroton Educacional consolida parque de firewalls de 53 unidades de ensino

0

A Kroton Educacional, um dos maiores grupos privados de educação do Brasil, acaba de concluir o projeto de padronização do seu parque de firewalls em suas 53 unidades. A implementação foi feita pela Picture Soluções em TI, que também assume o gerenciamento 24×7 dos equipamentos Dell SonicWall.

De acordo com o gerente de Infraestrutura de TI da Kroton, Maurício Oliveira, a companhia adotou um modelo de crescimento orgânico e por aquisições. Por isso, seus ambientes de redes e firewalls eram heterogêneos. "Este cenário dificultava o gerenciamento, que era local. E, sempre que uma atualização era necessária, precisávamos contar com mão de obra especializada em diferentes equipamentos e tecnologias", comenta.

Para melhorar seus processos, a instituição decidiu consolidar todas as soluções de firewall. O executivo lembra que a Dell SonicWall foi a mais aderente às demandas da Kroton em todos os aspectos, incluindo características técnicas, custos e, também, pelo fato de a companhia ter sido adquirida pela Dell Software. "Isso nos trouxe garantias", pontua.

Segundo o gerente de TI da Picture e responsável pelo projeto, João Paulo Sbrissa, o objetivo era padronizar e criar uma gerência centralizada sob a gestão da Picture, que é responsável não apenas pelas instalações, mas também pelo monitoramento e manutenção. "Começamos o desenho do projeto em dezembro de 2011 e terminamos um ano depois, em novembro de 2012."

O processo de implantação ocorreu ao longo de 2013 e, de acordo com Oliveira, a instalação de um firewall em cada uma das 53 instituições de ensino superior do grupo foi feita de maneira bastante tranquila. "Durante o processo, decidimos ampliar o contrato com a Picture para que também ficasse responsável pela gestão de nosso ambiente de rede, no modelo 24×7", diz. Hoje, de forma centralizada, a Picture gerencia firewalls e toda a parte de filtros de acesso.

Parceria

Sbrissa revela que o projeto teve início com uma necessidade específica: dentro de cada unidade, a Kroton tinha duas zonas de segurança, uma acadêmica e outra administrativa. "Tínhamos de mantê-las isoladas, mas o mesmo firewall deveria visualizar a base de usuários destas duas entidades sem que elas interagissem. Isso foi algo relativamente novo e desafiador para nós e para a Dell SonicWall", conta.

Por este motivo, ela trabalhou no projeto em conjunto com os engenheiros da forncedora na América Latina. "Eles nos ajudaram a montar um ambiente de desenvolvimento e homologação", detalha, lembrando que a estrutura foi homologada no laboratório da própria Picture. De acordo com o gerente, hoje, a Picture monitora algo entre 45 e 50 firewalls, com uma completa cobertura das unidades espalhadas do Macapá ao Rio Grande do Sul.

Atualmente, segundo Oliveira, a rede da Kroton tem cerca de dez mil usuários – funcionários em sua grande maioria, uma vez que os alunos só acessam a rede nos laboratórios da instituição. O executivo revela que a parceria continuará em vigor. "Em 2014, estenderemos a padronização e o controle às 12 unidades da Unopar e da Uniasselvi, instituições integrantes ao grupo", antecipa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.