Symantec identifica malware escondido em aplicativos do Google Play

0

Trinta e oito aplicações maliciosas disfarçadas como aplicativos educativos e de jogos foram identificadas pela Symantec. Para esconder a presença nos dispositivos, eles removem os ícones da tela e redirecionam as vítimas a instalar outro aplicativo da Google Play Store, que mostra propagandas e não tem função adicional.

Segundo a empresa, esses aplicativos carregam diversas URLs de blogs em segundo plano sem que o usuário tenha conhecimento.

O aplicativo malicioso – detectado como Android.Reputation.1, foi publicado na Play Store em dezembro de 2017 por um desenvolvedor chamado learningdevelopment, com o e-mail alkaarten@gmail.com.

Os apps se definem como educativos ou jogos, de acordo com os nomes no Google Play. O comportamento dessas aplicações é semelhante, como o do Aladdin and the Ancient Magic Lamp.

Quando o aplicativo é instalado no dispositivo, aparece com o nome falso de "Helper": uma vez iniciado, ele ativa automaticamente a API setComponentEnabledSettings para que seu ícone seja removido enquanto o aplicativo continua rodando em segundo plano.

Apesar de não disponibilizar as funções que promete, o app redireciona as vítimas para instalar outro aplicativo na Play Store, o "Change my voice", desenvolvido pela TopTech, que apesar de ter a função de alterar vozes gravadas, também exibe muitas propagandas.

Enquanto está escondido, o aplicativo malicioso tem um serviço em segundo plano que checa constantemente a conectividade de rede do dispositivo. Uma vez conectado, o app checa se o aparelho tem instalado este ou algum dos 37 aplicativos maliciosos mencionados anteriormente. Se nenhum deles estiver presente, ele então carrega diversas URLs de blogs em segundo plano. A hipótese é que o objetivo desse malware seja aumentar o tráfego desses sites.

A maioria dos usuários que baixaram esses apps aparentemente estão localizados nos Estados Unidos, Reino Unido, África do Sul, Japão, Egito, Alemanha, Holanda e Suécia. A presença do aplicativo na Google Play Store e os nomes aparentemente legítimos fizeram com que eles fossem baixados em pelo menos 10 mil dispositivos. A Symantec já notificou o Google sobre o problema, os aplicativos já foram removidos da Play Store.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.