Uber vai disponibilizar dados do app para ajudar segurança pública

0

Durante o VII Seminário de Segurança na Feira Internacional de Segurança Pública e Coorporativa (LAAD 2018), realizado  em São Paulo, a Uber disse que pretende disponibilizar recursos tecnológicos do aplicativo para auxiliar investigações conduzidas por órgãos de segurança pública e judiciais do Brasil.

De acordo com Stella Chamarelli, gerente de segurança da Uber na América Latina, a empresa se coloca à disposição das autoridades para colaborar da melhor forma com a base de dados acumuladas nas viagens feitas pelo app, que são sempre monitoradas por GPS. Respeitando o Marco Civil da Internet, que garante a privacidade dos dados dos usuários, a executiva diz ser possível fornecer dados cruciais para uma investigação.

Stella mostrou casos que conseguiram ser solucionados com a ajuda da plataforma. Em Londres (Inglaterra), a Uber identificou dez motoristas parceiros que se tornaram testemunhas-chave porque estavam próximos à Ponte Westminster quando um terrorista atropelou um grupo de pessoas, em 2017. Outros casos ocorreram em Santiago (Chile) e na Cidade do México.

A gerente de segurança também diz que a Uber pode oferecer aos agentes de segurança mapas de calor regionais baseados em ocorrências de violência urbana relatadas por motoristas e usuários.

Ela ressalta a necessidade de um canal de comunicação direto entre a empresa de tecnologia e autoridades policiais. "Temos uma equipe pronta para atender essas solicitações, que pode sempre ser contatada com um simples e-mail. Quando mais detalhes tivermos, como local e horário da ocorrência, mais chances temos de buscar resultados que sejam conclusivos e de fato auxiliem nas investigações", diz.

Durante a LAAD, a Uber também apresentou, em primeira mão, sua tecnologia de prevenção de riscos em tempo real que, a partir da análise de dados de milhões de viagens realizadas diariamente, pode bloquear viagens consideradas potencialmente mais arriscadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.