Abes promove campanha sobre ética na contratação software

0

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) quer chamar a atenção, por meio da campanha "Meu sonho não arrisco", para os riscos da falta de ética nos negócios. No site Empreendedor Legal a entidade reúne a partir de hoje casos reais de empresários do setor de outsourcing (terceirizados) que apostaram na legalidade e se diferenciaram no mercado. Os vídeos citam exemplos de prejuízos causados pela falta de rigor na contratação de serviços, pois um contratado que utiliza programas ilegais pode deixar todo o sistema exposto para ações legais, roubo de dados comerciais, desvio de recursos do caixa das empresas, quebra da privacidade dos clientes etc.

Assim, além de cuidar para que todo o seu próprio sistema funcione dentro de um ambiente de legalidade, cabe ao empresário também ser um indutor de boas práticas a todos os parceiros de negócios.

Para além de conscientizar o empresário sobre a importância do uso de programas legalizados, a ABES pretende ampliar o entendimento de que cabe a todos contribuir para a criação de uma rede sustentável entre todos os atores do mercado para o uso de software original.

"O que acontece, muitas vezes, é que o cliente adquire um software ilegal de um fornecedor informal e depois, lá na frente, ele reconhece o problema. Então, adquirir o software formal é uma boa política. Minimiza os seus riscos como empresa", diz o presidente da BRQ, Benjamin Quadros, um dos empresários que participa da campanha. "Ou você é um empresário que segue as regras ou você é um oportunista que se aproveita da oportunidade para ter um benefício tributário. Ter software original é um diferencial competitivo", ensina.

Os custos para as empresas dos danos causados por software pirata giram em torno de US$ 400 bilhões anuais, de acordo com o estudo sobre impacto do uso de software ilegal em todo o mundo encomendado pela BSA junto ao Instituto IDC. O mesmo levantamento mostra que o índice de pirataria de software no Brasil é de 47% dos programas instalados em todos os computadores do país. No mundo, este índice é de 39%.

A campanha mostra através de depoimentos de empresários brasileiros, a importância de se construir uma rede sustentável de fornecedores e parceiros que atuam dentro da legalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.