Fraude em Nota Fiscal Eletrônica ameaça departamento fiscal das empresas

0

2017 foi marcado por diversas atividades maliciosas de hackers, que tomaram a internet e discos rígidos de usuários. Em 2018, uma nova possibilidade de ameaça já foi identificada, com riscos para o departamento fiscal das empresas.

No dia 15 de janeiro, foi descoberta uma fraude com Notas Fiscais que chegam por e-mail e tem o objetivo de infectar o computador do usuário e roubar dados sigilosos. O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) foi o primeiro órgão a emitir o alerta sobre o golpe, detectado por meio do seu sistema de coleta de informações e contribuição de parceiros e usuários. O malware é ativado quando é clicado um link para download de uma NF.

Ao receber notas fiscais por email, é necessário que o empresário fique atento se o arquivo está vindo de um remetente confiável. Outras medidas de segurança são consultar a chave de acesso na Secretaria da Fazenda, não baixar o arquivo diretamente do e-mail ou ter uma plataforma em nuvem para download, consulta e armazenamento desse tipo de documento, como a fornecida pela Arquivei. A plataforma está diretamente integrada à Secretaria da Fazenda, o que garante o recebimento e a autenticidade de 100% das notas emitidas contra seu CNPJ.

A segurança não é o único desafio enfrentado pelo departamento fiscal das empresas. Segundo pesquisa da Arquivei, 78% delas não recebem todos os documentos e notas emitidos contra seus CNPJs, gerando desorganização e problemas junto ao fisco. Além disso, 63% das empresas alegam dificuldade para reconhecer notas indevidas emitidas contra elas, as famosas "notas frias".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.