NEC testa tecnologia de pagamento por reconhecimento facial

0

A NEC Corporation deu início a testes de uma nova tecnologia de pagamento que utiliza reconhecimento facial e dispensa o uso de dinheiro e cartões, nas lojas localizadas na sede corporativa da empresa, em Tóquio. Os estudos tiveram início no fim de junho e seguem até o fim de agosto, como parte das iniciativas da empresa para desenvolver aplicações das tecnologias de autenticação biométrica, reconhecidas mundialmente como as mais precisas do mundo. O objetivo é desenvolver aplicações para um leque cada vez maior de serviços, entre eles os meios de pagamento, e ainda aprimorar a confiabilidade e a conveniência do processo de identificação.

O serviço de pagamento em teste utiliza a tecnologia de reconhecimento facial NeoFace, que conta com exclusivo algoritmo da NEC, reconhecido mundialmente por proporcionar a maior precisão de autenticação. Essa tecnologia permite verificar identidades comparando fotos tiradas por uma câmera no caixa do ponto de venda (PDV) com as imagens dos colaboradores da NEC registradas numa base de dados. Com a implantação dessa tecnologia, os lojistas vão poder oferecer a seus clientes mais uma opção de pagamento, que não demanda dinheiro ou cartões.

No teste, a NEC vai analisar o desempenho da autenticação e a carga de trabalho em diferentes cenários nas lojas. Serão analisadas a interação da tecnologia com diferentes tipos de câmeras, posições de instalação, iluminação, a relação entre segurança e conveniência, além de outros parâmetros.

"O teste vai nos permitir aprimorar o desempenho da nossa tecnologia e gerar o conhecimento necessário para a disponibilização comercial de meios de pagamento baseados em autenticação facial. Além disso, vai ajudar a NEC a aprimorar seus serviços FinTech e garantir maior segurança", afirma Fumiaki Matsubara, vice-presidente sênior da NEC Corporation.

Em abril de 2016, a NEC realizou um teste em larga escala, nas dependências da empresa, de seu "Walkthrough Facial Recognition System", um sistema de reconhecimento facial capaz de identificar pessoas em movimento, que dispensa, portanto, a necessidade de pará-las para a coleta de imagens. Os testes de tecnologias de pagamento com identificação facial são um segundo passo da NEC no desenvolvimento de novas aplicações em autenticação biométrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.