Vivo Empresas amplia oferta de serviços de segurança para PMEs

0

A Telefônica Vivo possui um completo portfólio de conexão, voz e dados para o segmento PME, com mais de 1.000 canais de vendas exclusivos em todo o Brasil. E  conta com mais de 1,2 milhão de clientes no segmento.

Empenhada em ajudar esse universo a avançar para o e-Commerce, a divisão Vivo Empresas lançou o Vivo Aplicação Web Segura, uma oferta de serviços de segurança da informação. A meta é criar caminhos digitais para o mercado PME brasileiro potencializar seus ganhos de forma sustentável e segura. "Na Internet importa menos o tamanho da empresa e mais a qualidade dos serviços digitais oferecidos de forma automatizada e massificada", diz Alfredo Caballero Diaz, gerente de Produtos de Dados Avançados da Vivo. "Com ajuda da tecnologia da F5 Networks, garantimos que as PME contem com a segurança necessária para suportar seus processos produtivos na Web, passando a conquistar mais clientes e gerar mais negócios já em 2016".

Proteção contra cibercriminosos

Dentro da oferta Vivo Aplicação Web Segura, a missão da tecnologia F5 Networks é defender as aplicações da PME de ataques e violações. O Firewall de Aplicação Web – WAF – evita que cibercriminosos consigam atingir os dados e os sistemas críticos que estão por trás dos serviços e produtos dessas empresas. Ataques à aplicação podem inviabilizar a continuidade dos negócios da PME.

A presença de uma tecnologia como esta na oferta Vivo Aplicação Web Segura atesta o compromisso da Vivo com a segurança, o desempenho e a integridade da camada de aplicação dos ambientes de TI do segmento PME. "Nossa oferta vai muito além da infraestrutura de comunicação", aponta Diaz. "Enxergamos as demandas de TI das PME de uma forma holística, em que todos os elementos deste ambiente têm de ser igualmente protegidos contra cibercriminosos".

A contratação do F5 Networks Big-IP ASM (Application Security Management), o Firewall de Aplicação Web integrado ao serviço Vivo Aplicação Web Segura, é feita por empresa e por número de aplicações. É gerenciada pelos SOCs (Security Operation Centers, Centros de Operação de Segurança) da provedora de serviços. Os SOCs da Vivo atuam 24x7x365 e contam com o selo de qualidade em segurança ISO 27001.

"A tecnologia F5 Networks está, na verdade, inserida dentro de uma oferta de serviços de alto nível provida pelos experts da Vivo", diz Guilherme Gonçalves Cintra, gerente de Produtos de Segurança da Informação da Telefonica Vivo Brasil. Consciente da falta de conhecimento técnico vigente no universo PME brasileiro, a Vivo construiu uma abordagem alinhada com esta realidade. "Levamos conhecimento sobre segurança da informação para esse universo e adotamos uma postura consultiva em que, na prática, o gerente de cada projeto, em cada PME, é um profissional da própria Vivo que foi treinado e capacitado pela F5 Networks".

POC

As características do mercado PME nortearam os testes para a seleção de fornecedores de Firewall de Aplicação para o serviço Vivo Aplicação Web Segura. "Realizamos uma POC (Proof of Concept, prova de conceito) para determinar qual tecnologia seria capaz de melhor atender às demandas da segurança das aplicações das PME", detalha Cintra. "As simulações realizadas eram muito próximas dos ambientes de produção deste universo; ao final do dia, os testes mostraram o valor que a F5 Networks poderia aportar à nossa oferta Vivo Aplicação Web Segura e aos negócios deste segmento".

Um dos diferenciais do Firewall de Aplicação Web é trazer suporte nativo e sempre atualizado a um grande número de protocolos de aplicações, algo essencial para garantir a eficácia do Vivo Aplicação Web Segura em qualquer PME, independentemente do tipo de aplicação usada ou de sua vertical de negócios. Isso garante que vai ser configurado corretamente, atuando de modo a evitar falsos positivos que possam prejudicar o desempenho da aplicação Web e o próprio andamento dos negócios. O Firewall é extremamente zeloso, bloqueando todos os acessos a aplicações que apresentem um comportamento suspeito. Por essa razão, antes que uma PME possa usufruir desta tecnologia, é necessário configurar a solução de modo a "ler" os protocolos das aplicações da empresa e aprender a identificar o que é um acesso seguro, o que é um ataque.

Templates

Como o Vivo Aplicação Web Segura é uma oferta padronizada e pré-formatada para o universo PME, a solução foi a F5 Networks construir diversos templates (padrões) que realizassem essa filtragem para um perfil muito variado de empresas. "Essa característica da nossa oferta garante a massificação do Vivo Aplicação Web Segura sem que se perca em qualidade de serviços", explica Diaz. Esses templates deveriam pré-configurar o Firewall de Aplicação Web para trabalhar, por exemplo, com plataformas como o Microsoft Office 365, Totvs ou SAP, portais Linux, etc. "Os scripts pré-configurados e sempre atualizados do Firewall de Aplicação Web da F5 Networks nos ajudam a ganhar tempo de projeto e a otimizar a entrega de serviços de segurança às PME", enfatiza Cintra.

Todas as POC para seleção do Firewall de Aplicação da oferta Vivo Aplicação Web Segura aconteceram dentro dos SOC (Security Operation Center) da própria Vivo. "Ao final do processo de seleção, os testes realizados mostraram que, com ajuda dos templates do Firewall de Aplicação da F5 Networks, é possível desenhar e ativar o projeto de segurança de aplicações Web de uma PME usuária do Vivo Aplicação Web Segura em poucos dias".

Outro critério de escolha era a escalabilidade desta plataforma. "A flexibilidade da oferta F5 Networks garante isso", diz Cintra. Hoje as soluções estão instaladas no novo data center da Vivo localizado em Santana do Parnaíba (SP) e podem facilmente ser escaladas para suportar um maior número de PME usuárias do Vivo Aplicação Web Segura. "Essa característica mutável do mercado determinou que, mais do que um relacionamento entre fornecedor e cliente, mantenhamos com os profissionais da F5 Networks uma forte relação de parceria", resume Diaz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.