Trend Micro divulga as ameaças digitais que mais atingiram o Brasil em 2017

0

No relatório The Paradox of Cyberthreats, divulgado recentemente pela Trend Micro, a empresa traçou um panorama sobre o cenário de ciberameaças durante todo o ano de 2017 e quais as previsões para 2018. Em um recorte, a empresa revelou também os ataques digitais mais reincidentes no Brasil e no mundo durante todo o ano de 2017.

As ameaças que contabilizaram maiores taxas de detecção foram: download de aplicativos mobile maliciosos, ataques Ransomware e ameaças e spams via email. O estudo revelou ainda os índices de ciberataques na Europa, Oriente Médio e Ásia Pacífico.

Alguns números de destaque:

– Mais de 6 milhões de downloads de aplicativos maliciosos foram registrados no Brasil e mais de 50 mil destes downloads continham algum tipo de vírus.

– Dentro do cenário global, 327 novas famílias de ransomware foram detectadas no ano de 2017 – um aumento de 32% em relação a 2016. O Brasil apresentou uma taxa de 11% de ataques na comparação global e 50% de ataques somente no Brasil.

– O Adware mais visto em atividade no Brasil foi o OpenCandy: a Trend Micro detectou mais de 26 mil casos durante o período analisado. O OpenCandy pode instalar um spyware no computador da vítima ou tornar mais lenta a instalação de programas.

– Detecções malware atingiram também um número expressivo: mais de 60 milhões de ataques malware foram detectados pela Trend Micro. Cliques em URL's maliciosas fizeram mais de 4 milhões de vítimas.

– Mais de 10 mil PC's foram infectados com malwares voltados para Internet Banking, que podem roubar dados sensíveis como login e senha de bancos dos usuários.

De acordo com a Trend Micro, é de se surpreender, que a maioria dos ataques vistos em 2017 contavam com patches disponíveis. Por isso, a recomendação é que as empresas se protejam das vulnerabilidades já conhecidas, o que representa um grande passo para que organizações do mundo todo não sejam vítimas de um próximo WannaCry.

Ainda, de acordo com o material, a tendência para 2018 é de que os cibercriminosos tornem-se mais sofisticados em suas abordagens. A tendência é que os hackers elaborem ataques mais estratégicos visando os ativos mais valiosos de uma empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.