Um terço dos consumidores brasileiros tiveram credenciais financeiras roubadas

0

Em novembro, o período de compras desenfreadas começou com a Black Friday, em seguida vem os presentes de Natal, amigos secretos de fim de ano e, por fim, as liquidações de janeiro.

Com tanta euforia, é importante lembrar que os cibercriminosos também estão tentando tirar a sorte grande neste fim do ano – e isto significa que eles querem roubar credenciais de internet banking e de lojas online dos consumidores. Segundo o relatório da Kaspersky Lab "Da alegria das festas ao pânico das senhas: como administrar seu dinheiro online neste Natal", as compras online são uma das atividades mais comuns na internet, abaixo apenas do e-mail. Embora a maioria das pessoas no Brasil (96%) esteja ciente das ciberameaças financeiras, 36% já deixaram suas credenciais financeiras caírem em mãos erradas.

A conveniência das compras online pode ser muito atraente, mas algumas pessoas ainda estão preocupadas com o nível de proteção dos pagamentos online. Infelizmente, este receio é justificável.

A pesquisa mostrou que, dentre os 36% cujas credenciais financeiras foram comprometidas, um quarto (27%) nunca conseguiu resgatar seu dinheiro. Entre os motivos que colocam as finanças dos usuários em risco estão a dificuldade de controlar credenciais de pagamento após o uso em diferentes plataformas de e-commerce e a variedade de métodos de pagamento disponíveis.

Fazer compras online é como visitar um shopping center gigante, onde as pessoas podem comprar itens de diversas lojas online. Não surpreende que os consumidores podem ter dificuldades em controlar todos os pagamentos online.

Quase metade dos brasileiros (47%) tem como maior preocupação a possibilidade dos cibercriminosos acessarem suas credenciais financeiras. Outro ponto de preocupação é que um terço (34%) dos respondentes esquece ou nem tenta se lembrar dos sites e aplicativos em que compartilharam seus dados financeiros.

Para assegurar que suas credenciais de pagamento sejam fáceis de encontrar e de se lembrar, 12% dos brasileiros armazenam essas informações em seus próprios dispositivos.

Isto pode tornar a experiência de compra algo mais conveniente, porém, se o dispositivo for perdido ou roubado, o usuário corre o risco de perder dinheiro (além de dados pessoas). O prejuízo fica ainda maior se considerarmos o acesso ao Internet Banking, já que o dobro de brasileiros (24%) também mantém esta informação nas anotações do smartphone.

A grande variedade de métodos de pagamento digital dá ao consumidor a liberdade de escolher a melhor forma de comprar bens ou serviços. Os métodos de maior preferência ainda são os boletos bancários, cartões de débito e crédito, transferências diretas entre contas bancárias e carteiras eletrônicas, como o PayPal. Porém, está crescendo a popularidade de outros métodos de pagamento.

Quem faz compras frequentes pode acumular pontos em programas de fidelidade e usá-los para comprar novamente em uma determinada loja. E, graças aos smartphones e smartwatches, os consumidores não precisam nem carregar sua carteira, dinheiro físico ou cartões de plástico. Isso ajudou a tornar os pagamentos com dispositivos sem contato, como PayPass, Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay, mais comuns. No Brasil, quase metade dos consumidores (47%) já utiliza esse método regularmente.

Para garantir a segurança das compras online, a Kaspersky Lab recomenda usar uma solução de cibersegurança capaz de proteger transações online e manter as credenciais de compras seguras.

– O Kaspersky Security Cloud é um exemplo de como soluções robustas auxiliam o usuário de maneira adaptativa nos desafios que enfrentam para manter suas finanças seguras. Ele protege os dados de cartões de crédito abrindo um navegador seguro sempre que o usuário faz compras online e preencher seus dados de pagamento automaticamente – porém as informações são armazenadas com criptografia;

– O Kaspersky Password Manager auxilia na criação de senhas fortes e armazena login de acesso, senhas e PINs com criptografia, podendo ser facilmente recuperados para efetuar pagamentos e acessos com segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.