Multinacionais assinam Carta de Compromisso para promover cibersegurança

0

Nove multinacionais assinaram uma Carta de Compromisso para promover a cibersegurança, durante a Conferência de Segurança de Munique, nesta quarta-feira, 21. Iniciativa da Siemens, o Charter of Trust, como é chamado este documento, exige regras e normas obrigatórias para criar confiança na cibersegurança e avançar com a digitalização.

Além da Siemens e da Conferência de Segurança de Munique (MSC), assinam a Carta as empresas Airbus, Allianz, Daimler Group, IBM, NXP, SGS e Deutsche Telekom. A iniciativa tem o apoio da ministra das Relações Exteriores do Canadá e representante do G7, Chrystia Freeland, e de Elzbieta Bienkowska, Comissária da União Europeia para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e Empresas de Pequeno e Médio Porte.

"Ter a confiança de que a segurança dos dados e dos sistemas em rede está garantida é um elemento fundamental da transformação digital", disse o Presidente e CEO da Siemens, Joe Kaeser. "É por isso que temos que tornar o mundo digital mais seguro e mais confiável. Já é tempo de atuarmos, não apenas individualmente, mas com parceiros fortes, líderes em seus mercados. Esperamos que mais parceiros se juntem a nós para fortalecer nossa iniciativa."

O documento identifica 10 áreas de ação em cibersegurança, onde governos e empresas devem ser mais ativos. Ele exige que a responsabilidade pela cibersegurança seja assumida pelos mais altos níveis de governos e empresas, com a criação de um ministério dedicado em cada governo e um diretor de segurança da informação nas empresas.

Também exige que as empresas estabeleçam uma certificação independente e obrigatória concedida por terceiros para infraestruturas e soluções críticas, isto é, onde situações perigosas podem surgir, como veículos autônomos ou robôs do futuro, que irão interagir diretamente com humanos durante os processos de produção.

No futuro, as funções de segurança e proteção de dados devem ser pré-configuradas como parte das tecnologias e regulamentos de cibersegurança devem ser incorporados aos acordos de livre comércio. Os signatários deste documento também exigem mais esforços para promover uma compreensão da cibersegurança por meio de treinamento e educação contínua, além de iniciativas internacionais.

"As redes digitais seguras são a infraestrutura crítica do nosso mundo interligado", disse Chrystia Freeland, Ministra das Relações Exteriores do Canadá. "O Canadá apoia os esforços desses importantes atores do setor para ajudar a criar um ciberespaço mais seguro. A cibersegurança certamente será um dos focos do fórum do G7 deste ano no Canadá." O assunto também é uma prioridade para a Conferência de Segurança de Munique.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.