HID lança plataforma para substituir passaporte e RG por tela do smartphone

0

A tecnologia de digitalização de documentos pessoais deve ganhar uma nova etapa em breve. A HID, empresa de solução de segurança digital, lançou recentemente uma plataforma que permitirá aos cidadãos portarem passaporte, documentos de identidade ou carteira de motorista em seus smartphones.

Baseado na tecnologia Seos, a companhia possui um sistema de criptografia ponta a ponta com funcionamento similar à tokenização bancária, que gera uma nova chave a cada acesso. O sistema possui duas partes: interface do usuário no handset e uma plataforma web para administração das credenciais.

Com projetos de digitalização realizados com o órgão de vistos dos Estados Unidos (Green Card), sistema de emissão passaportes da Irlanda e da identidade nacional em Angola, a companhia mira em uma escala global de seu serviço, com foco especial nos países em desenvolvimento.

"Mercados mais maduros têm a possibilidade de usar essa tecnologia com mais facilidade, mas não são tão abertos. Precisa de bastante diálogo", afirmou Rogério Coradini, diretor de vendas da HID no Brasil. "Em mercados emergentes é mais rápida a adoção, pois são mais abertos às novas tecnologias".

Ainda assim, o executivo não vê o documento digital substituindo os documentos de papel em breve. Para ele, os governos ainda precisam amadurecer a ideia e o mercado precisa evoluir e trazer mais segurança e confiabilidade.

No Brasil, Coradini estima que para uma adoção em larga escala da tecnologia por parte do governo demoraria no mínimo cinco anos, com dois anos para preparar o projetos e os demais para implementação.

Mercado corporativo

Além da tecnologia para documentos governamentais, a HID dispõe de um modo similar para empresas. Existente desde o ano passado no Brasil, o sistema já está em uso em algumas universidades brasileiras para acesso ao campus, locação de livros na biblioteca e até m-payment por meio de handsets.

Outro cliente da tecnologia é a Procuradoria Geral do Trabalho, que permite acesso dos funcionários para áreas do prédio ao conferir suas credenciais nos terminais de acesso com as telas de seus smartphones. Para a liberação de acesso, é adotado um app com comunicação por NFC ou Bluetooth.

De acordo com Coradini, o app ainda pode ser usado para uma pessoa entrar no quarto de hotel, estacionamento de sua firma, entrar em sua casa ou para acessar documentos na nuvem. Para este último, a HID Global firmou parceria com a Microsoft para sua plataforma suportar a autenticação no serviço de computação na nuvem Azure.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.