Aplicativo já removeu 650 milhões de extensões indesejadas em buscadores

0

A Avast Software anuncia que o Avast Browser Cleanup — sua tecnologia com patente pendente — identificou mais de 60 milhões de extensões de navegador diferentes e removeu 650 milhões de extensões dos navegadores dos usuários nos últimos dois anos. Embora não sejam maliciosas por si só, as extensões (add-ons) de navegador que vêm como barras de ferramentas podem sequestrar e mudar as preferências de pesquisa do usuário e também podem tornar extremamente difícil sua remoção uma vez que tenham se instalado.

O Avast Browser Cleanup remove essas barras de ferramentas indesejadas do Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer e permite aos usuários restaurar suas preferências do mecanismo de busca. Anteriormente disponível como um recurso no Avast Free Antivirus, agora, o Avast Browser Cleanup está disponível como um novo produto independente em Avast.com.

"As barras de ferramentas não são como um malware clássico, de modo que a maioria dos produtos de antivírus não as indicarão como maliciosas. No entanto, alguns destes add-ons têm um comportamento similar ao malware, gerando muitas frustrações aos usuários", informa Vince Steckler,  chief executive officer (CEO) da Avast. "Nós ingressamos na década dos add-ons indesejados — o Google agora está controlando e removendo as extensões que injetam propagandas das barras de ferramentas do Chrome a partir da sua loja. Avast detecta essas barras de ferramentas e muitas mais extensões e concentra-se em ajudar aos usuários nessa batalha contra as barras de ferramentas de navegadores, as quais são uma das maiores vias para ataque à segurança desde o spyware."

As barras de ferramentas de navegadores são frequentemente oferecidas em pacotes (bundle) com outros softwares gratuitos como leitores de vídeos e atualizações de Java e Flash. Normalmente, essas barras de ferramentas localizam-se no espaço horizontal abaixo do navegador do usuário e podem incluir botões, ícones e menus. Independentemente de se remover e reinstalar um browser, a barra de ferramentas permanecerá, o que será considerado um comportamento semelhante ao de um malware.

As extensões de navegadores chegam a frustrar os usuários porque esses add-ons podem:

  • Alterar a página inicial do navegador e o mecanismo de pesquisa sem permissão
  • Seguir ou rastrear as atividades de navegação e pesquisas das pessoas
  • Exibir anúncios agressivos
  • Manipular resultados de pesquisa
  • Tomar muito espaço vertical dentro do navegador
  • Redirecionar solicitações para sites potencialmente perigosos
  • Reduzir a velocidade do navegador e degradar a experiência de navegação
  • Lutar um contra o outro e tornar o manuseio usual do add-on difícil ou impossível

O Avast Browser Cleanup ajuda aos usuários quando eles percebem mudanças em sua experiência de navegação como morosidade, alterações nas configurações do seu navegador e alterações nos resultados de sua pesquisa. Ele permite ainda que os usuários especifiquem suas configurações desejadas do navegador eliminando as barras de ferramentas indesejadas. Em alguns casos, as barras de ferramentas do navegador podem ser úteis, mas, na avaliação dos usuários da Avast 96% de todas as barras de ferramentas identificadas são "ruins" ou "muito ruins". A lista das Top 10 barras de ferramentas mais indesejáveis são:

  Barra de Ferramentas Número de Remoções
1 Mindspark 18.358.334
2 Conduit 13.924.453
3 Ask.com 11.773.062
4 Delta Search   6.136.056
5 Fast Start   4.862.671
6 Dealply   4.253.676
7 Yontoo Toolbar   4.020.969
8 SearchTheWeb (Iminent)   3.442.706
9 Incredibar   2.729.797
10 Sweetpacks/SweetIm   1.948.958

A versão independente (stand-alone) do Avast Browser Cleanup inclui uma melhor compatibilidade do navegador, suporte dos navegadores mais recentes, mais páginas iniciais para escolher quando redefinir o navegador e detecção mais ativa de protetores de barra de ferramentas que dificultam a remoção. Além disso, o Avast Browser Cleanup agora é executado em segundo plano, ou seja, somente notifica o usuário quando é detectada uma barra de ferramentas potencialmente indesejada ou mal-intencionada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.