Após análise, PROTESTE avalia os melhores antivírus do mercado

1

Manter a segurança nos computadores significa dar atenção especial aos antivírus, optando por aquele que atenda todas as necessidades dos usuários. Seja ele pago ou gratuito, é fundamental garantir a proteção de dados e informações pessoais contra ataques cibernéticos. Sabendo disso, a PROTESTE, associação de consumidores, fez um teste para avaliar os melhores modelos de antivírus do mercado.

O Windows Defender, solução gratuita e integrada aos computadores com o Windows instalado, pode não ser a melhor escolha para heavy users na internet. Se considerar o critério escaneamento forçado – quando o sistema, ativado pelo usuário, faz uma varredura de tudo que entra no computador pela Internet – não há problema. No entanto, quando se trata de phishing (mensagens fraudulentas), o software não possui um bom desempenho.

Este também decepcionou em relação ao ramsomware. Trata-se de um código malicioso que torna os dados armazenados inacessíveis para o usuário, dando ao hacker o poder de pedir "resgate" pelos acessos. Por isso, é necessário repensar a proteção básica do computador, uma vez que ela pode não ser suficiente.

Durante o teste feito pela PROTESTE, o BitDefender Antivirus Free Edition, gratuito, foi considerado aceitável em facilidade de uso e provou ser quase tão eficiente quanto a versão paga – o BitDefender Internet Security, escolhido como melhor do teste para o Windows, por manter o usuário protegido contra, praticamente, todo tipo de ameaça virtual.

Para esse mesmo sistema operacional, há outras boas opções gratuitas. Tanto o Avast Free Antivirus quanto o Avira Free Antivirus tiveram bom desempenho, sendo apontados como escolhas certas. No entanto, o primeiro se destacou no teste de verificação de USB.

Já para o macOS, o Kaspersky Internet Security ganhou o título de melhor do teste e de escolha certa, por ser eficiente e não ocupar muito espaço no computador. Também para esse sistema operacional há uma alternativa mais em conta: por apresentar média qualidade, e ser gratuito, o Avira Free Antivirus for Mac foi eleito o barato do teste.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.