Relatório destaca benefícios associados às estratégias de segurança para a maturidade na nuvem

0

A Netskope anunciou o lançamento do estudo "A Maturidade das Estratégias de Segurança de Aplicações na Nuvem", conduzido pelo Enterprise Strategy Group (ESG), que quantifica os benefícios comerciais da adoção de serviços em nuvem liderados pelo usuário.

A pesquisa revela que as organizações que adotam uma abordagem pragmática para garantir o uso de serviços de nuvem orientada a usuários e unidades de negócios obtêm benefícios comerciais significativos em comparação às empresas que optam por abordagens mais draconianas e de baixa granularidade. Segundo o relatório, apenas 21% das organizações adotaram esse tipo de abordagem pragmática.

As empresas estão em diferentes estágios da jornada em relação à maturidade de sua segurança na nuvem, tanto em termos de sua abordagem estratégica quanto de medidas táticas. O relatório estabelece três estágios fundamentalmente diferentes de maturidade na nuvem: os "descobridores", que implantam principalmente corretores de segurança de acesso à nuvem (CASBs) para descobrir e avaliar serviços de TI ou liderados por usuários; os "controladores", que aplicam políticas, processos e tecnologia CASB de segurança cibernética para realizar os resultados, evitando perda de dados e a introdução de ameaças; e a categoria mais madura conhecida como "ativadores", que estão bem cientes do uso de aplicativos liderados pelo usuário, mas adotam uma abordagem diferente, permitindo com segurança o retorno de valor comercial que fornecem à organização.

De acordo com o relatório, 48% dos entrevistados foram classificados como descobridores, 31% como controladores e 21% como facilitadores. Outras descobertas importantes incluem:

• A maturidade da segurança na nuvem pode afetar o desempenho financeiro: os "ativadores" informaram que excederam suas expectativas de receita em 4,9% em média. Alternativamente, "controladores" e "descobridores" reportaram 3,6%, indicando que a obstrução do uso de serviços em nuvem pode afetar negativamente o desempenho financeiro.

• O aumento da maturidade na segurança da nuvem leva a aumento na produtividade: quase metade dos "ativadores" relataram que os serviços em nuvem liderados pelo usuário tiveram um forte impacto positivo na produtividade. Apenas 17% dos "descobridores" e 23% dos "controladores" informaram o mesmo.

• A função Cloud Security Architect pode acelerar a maturidade: enquanto quase dois terços dos entrevistados relataram que sua organização tinha um diretor de segurança da informação (CISO), apenas 23% indicaram que sua empresa tinha um arquiteto de segurança na nuvem. Os arquitetos não estão mergulhados apenas nas diferenças técnicas dos serviços em nuvem, mas também apreciam a agilidade comercial que os serviços. Os "facilitadores" têm duas vezes mais chances de empregar esses líderes do que outras organizações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.