Claranet lança consultoria 360 para LGPD no Brasil

0

A criação da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) pelo governo federal dará um impulso para que empresas públicas e privadas se adequem à Lei Geral de Proteção de Dados. Até 2020, quando a regulamentação entra em vigor, as companhias terão que passar por diversas mudanças de cultura com relação à forma como os dados de clientes e parceiros são coletados, armazenados e tratados.

Para facilitar este processo de adaptação, a Claranet, empresa especializada em serviços gerenciados de TI, oferece uma consultoria especializada em LGPD no Brasil, com o objetivo de auxiliar as empresas locais a partir de sua expertise neste mesmo tipo de serviço já realizado em países da União Europeia por meio de uma equipe multidisciplinar, com qualificação certificada e já sólida experiência em GDPR (o modelo europeu da lei brasileira).

A consultoria está baseada em um processo integrado que envolve as etapas de avaliação de cenário, levantamento de fragilidades, recomendação de novas políticas e monitoramento de alterações na legislação. Para garantir um diagnóstico completo e alinhado com as características particulares de cada empresa, a Claranet atua em parceria com o escritório Daniel Advogados, especializado em legislação de dados e habilitado a oferecer todo apoio jurídico necessário.

Daniel Galante, Managing Director da Claranet Brasil, explica que "estamos preparados para oferecer todo auxílio para que as empresas se adequem às regras da LGPD. Na mesma linha do regulamento europeu (GDPR), a LGPD irá mudar a forma de funcionamento e operação das organizações ao estabelecer regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo um padrão mais elevado de proteção e penalidades significativas para o não cumprimento da norma".

Ao longo da consultoria, a Claranet faz uma avaliação dos sistemas de coleta e uso de dados –  o que vai gerar um relatório com diagnóstico e, também, recomendações de conformidade a quais práticas a empresa deve adotar. As informações deste relatório incluem detalhes sobre como a empresa está em relação à LGPD, quais as melhorias cabíveis e a que tipo de punição a empresa está sujeita caso não se adeque.

As penalidades para o descumprimento da lei englobam advertência, multa ou até mesmo a proibição total de atividades ligadas ao tratamento de dados. As multas podem variar de 2% do faturamento do ano anterior a R$ 50 milhões, passando por penalidades diárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.