F-Secure oferece solução gratuita contra servidores DNS malignos

0

Os usuários podem contar com uma solução fácil de usar para ajudar a evitar que se tornem parte de uma farsa on-line. O Router Checker, ferramenta de botão único desenvolvida pela F-Secure, verifica as configurações de Internet das pessoas para ajudar a protegê-las contra terem sua navegação na web direcionada para sites que possam disseminar algum software malicioso ou, até mesmo, roubar suas informações pessoais.

O Router Checker facilita a identificação de configurações de Internet alteradas que possam permitir que hackers manipulem o que as pessoas veem e fazem on-line. Os ataques que alteram configurações de roteadores ou da Internet são populares entre os hackers porque lhes permitem atingir um grande número de pessoas sem serem percebidos. Segundo os laboratórios da F-Secure, descobriu-se que mais de 300.000 roteadores domésticos e de escritórios tiveram configurações alteradas em 2014, com cada roteador potencialmente servindo a múltiplos computadores, telefones celulares e outros dispositivos.

Ataques como esses são difíceis de perceber, porque podem manipular as pessoas de maneiras muito sutis. "Frequentemente, os ataques voltados a configurações da Internet passam despercebidos por, realmente, não gerarem sintomas óbvios que as pessoas possam captar. De repente, as pessoas passarão a ver mais anúncios ou serão direcionadas a um site perigoso com aparência segura", diz Sean Sullivan, consultor de Segurança da F-Secure. "Isso faz com que seja importante diagnosticar esses problemas – o Router Checker faz com que o diagnóstico seja acessível e fácil, para que as pessoas não tenham de se preocupar."

Os hackers tentam manipular o comportamento on-line das pessoas alterando suas configurações de Internet para direcionarem a navegação à "servidores DNS trapaceiros". Isso é perigoso porque os servidores DNS ajudam computadores e outros dispositivos a se conectarem dentro do imenso universo da Internet. Os criminosos ganham dinheiro instalando servidores DNS trapaceiros para direcionar erroneamente os usuários de Internet e conectá-los a sites que podem conter propagandas fraudulentas, disseminar software malicioso, ou até enganá-los de modo a revelar informações pessoais. O novo Router Checker se certifica de que as configurações de computadores, telefones e até roteadores das pessoas estão efetivamente conectando-as a servidores DNS seguros.

Segundo Sullivan, disponibilizar essa informação às pessoas ao clicarem em um botão garante que seus computadores permaneçam saudáveis. "As pessoas dependem de servidores DNS para realizar operações na Internet, mas a maioria delas não conhece o DNS que usa. Você precisa ser capaz de confiar nesses elementos para desfrutar dos serviços que precisa enquanto estiver on-line. Eler constrói essa confiança permitindo às pessoas descobrirem quem manuseia seu tráfego de Internet."

A acessibilidade do Router Checker é uma característica chave, porque dá às pessoas uma maneira livre de estresse de se certificarem de que as suas configurações de Internet são saudáveis. Configurações não saudáveis podem, habitualmente, ser corrigidas atualizando o software ou reinicializando um roteador, mas o problema pode ter graves consequências se passar despercebido. Sullivan recomenda tirar vantagem da ferramenta executando-a como parte de uma rotina de limpeza geral ou como solução disponível no caso de você suspeitar de um problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.