Intel Security pretende incorporar soluções em Internet das Coisas e wearables

0

A Intel pegou o bonde da mobilidade andando, mas está se esforçando para recuperar terreno na área ao oferecer uma gama maior de hardware e, por meio de sua divisão de segurança adquirida com a compra da McAfee, software também. A fornecedora norte-americana de chipsets já possui soluções de proteção para tablets e smartphones, como as que lançou nesta quarta-feira, 29, mas a ideia é ir além e incorporar segurança por meio de integração com processadores. E o próximo passo é chegar à Internet das Coisas (IoT) e wearables.

"O investimento é a longo prazo, é um item (avaliado), mas não sabemos ainda quais serão os padrões e vai levar um tempo para definir isso", declarou o engenheiro de produtos de consumer da McAfee Brasil, Thiago Hyppolito. A Intel também trabalha nisso, e é uma das parceiras do Open Interconnect Consortium (OIC), junto com Broadcom, Samsung e outras empresas de tecnologia, para o desenvolvimento de um padrão comum para que as aplicações de IoT conversem entre si. "A Intel quer proteger todos os aparelhos, queremos ter integração maior entre hardware e software, levando a proteção independente da plataforma, com a proteção já embutida no hardware", diz, ressaltando que a companhia "tem músculo" para investimentos na área.

Hyppolito explica ainda que esse nível de integração é possível com chipsets da Intel e que, por isso, a empresa procura avançar para recuperar o tempo perdido. "A Intel demorou um pouco para entrar no mundo móvel, mas nos tablets a grande maioria no Brasil é de chipset nosso. A Intel, com certeza, pensa nesse mercado como prioridade número um", garante.

A questão é que a chegada desses novos dispositivos vai aumentar não apenas a quantidade de eletrônicos na residência, mas a de possíveis alvos de ataques. Hyppolito garante que a fornecedora já trabalha em uma solução de gerenciamento (como um MDM) residencial, para que o usuário possa controlar a segurança de todos os aparelhos e coisas conectadas. "Quando você acaba tendo que espalhar a segurança em vários dispositivos, aumenta a complexidade de um usuário comum gerenciar. Temos a direção de fazer uma coisa mais automatizada e ter uma solução residencial", diz.
Solução

A companhia lançou nesta quarta-feira sua nova linha de soluções, como o McAfee LiveSafe, que permite a proteção de diversos dispositivos, incluindo tablets e smartphones, com uma única licença. O foco da empresa é em aparelhos Android, mas o engenheiro de produtos diz que alguns dos serviços também são compatíveis com iOS. "Não é tudo porque a plataforma da Apple tem algumas limitações, mas alguns recursos, como armazenamento na nuvem e autenticação biométrica, tem no iOS", diz.

Essa autenticação é feita, assim como em Androids, por meio do reconhecimento facial (com a câmera frontal do smartphone ou tablet) ou da fala (pelo microfone). A integração com o leitor de digitais TouchID da Apple chegará depois. "Provavelmente no ano que vem. Está massificado no iPhone e alguns Android, mas a ideia de não ter ainda é para que a experiência seja integrada em todos os dispositivos. Se isso virar padrão, vamos incluir também essa camada".

Por enquanto, nada de Windows Phone. "É mais a espera, a estratégia comercial de esperar por uma demanda de usuários dessa plataforma", justifica.

Os demais produtos da linha 2015 da Intel Security já estão disponíveis pela loja online da companhia, e a partir de 1º de dezembro no varejo. O gerente de consumer da McAfee Brasil, Fabiano Tricarico, explica que esses mesmos produtos já chegam também em parcerias com operadoras por meio de whitelabel. "Essa roupa (com a marca Intel Security) dele é a do varejo, mas o produto aparece com outro nome, provavelmente como multidevice, com o nome da operadora e o logo de 'powered by McAfee' abaixo", detalha.

Marca

Em breve, esse logo nos produtos whitelabels irá mudar para Intel Security, embora todos os produtos continuem utilizando a marca McAfee. "São produtos de segurança que existem há mais de 20 anos, é um nome consolidado. O consumidor final não enxerga isso na Intel, são outros valores de segurança, a identidade da McAfee é forte e a ideia é permanecer por um período ainda, pelo menos", declara Thiago Hyppolito. "A gente está no momento de transição, até e-mails corporativos continuam como McAfee."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.