Serpro lança ferramenta Assinador Digital

0

O Serpro conta com uma nova ferramenta: o Assinador Digital. Foi desenvolvida com uso de software livre, e é destinada a inclusão e validação de assinaturas digitais em documentos. De acordo com Aisi Costa, da Superintendência de Aquisições e Contratos do Serpro (Supga), a solução proporcionará à empresa mais proteção e economia de tempo e recursos.

"O Assinador Digital vai gerar mais agilidade e segurança na execução dos processos corporativos, e contribuir para a redução da produção de papel e dos custos logísticos relacionados à guarda e à movimentação de documentos, viabilizando a sustentabilidade econômica e ambiental", ressalta Aisi.

A lei 12.682/2012 define que, após a digitalização de um documento, e mesmo que ele possua assinatura digital, o original assinado deve ser preservado. Entretanto, a medida provisória 2.200-2/2001, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), regulamenta a validade jurídica de documentos que nascem digitais e são assinados com uso de certificado digital. Diante desse cenário, a solução criada pelo Serpro ajuda a sanar os entraves ocasionados na digitalização de documentos.

"A impossibilidade de suprimir os originais de documentos digitalizados obriga a manutenção de dois arquivos, um eletrônico e outro em papel. Com o Assinador Digital, obtemos documentos válidos juridicamente e eliminamos o trabalho referente à digitalização de documentos e a necessidade de manutenção e gestão de arquivos em papel em paralelo aos arquivos eletrônicos", reforça Aisi.

Implantação e evolução

O Processo de Aquisições e Contratações do Serpro (PAQ) foi o primeiro a aplicar o assinador. A ferramenta começou a ser usada em 2 de junho, nas ações dos subprocessos de contratação e aplicação de sanções realizadas pela Supga. A previsão é de que até setembro a utilização do assinador seja estendida para as atividades dos dois mesmos subprocessos executadas pela Superintendência de Logística da empresa e também para o subprocesso de gerenciamento contratual.

"O próximo passo é o de convencimento de nossos fornecedores, para que assinem os contratos e documentos também digitalmente. Um processo assinado tem que ter duas mãos, duas vias. Para que ele se torne totalmente digital, é imperativo que ambos os lados assinem digitalmente, possibilitando a real eliminação do papel", acrescenta o titular da Supga, Luiz Claúdio Turbay.

E para evoluir a aplicação, está sendo planejada a implementação do serviço de carimbo de tempo no Assinador Digital. "O objetivo é disponibilizar essa nova funcionalidade no segundo semestre de 2014. O carimbo de tempo é um serviço empregado para especificar a hora em que a assinatura digital é feita. "Hoje, é a forma mais eficiente de assegurar a integridade e a veracidade da data e hora em que as informações foram certificadas, já que a referência usada é a hora legal brasileira gerada pelo Observatório Nacional, atrelada à hora mundial de Greenwich", adianta Aisi.

Após a implementação do carimbo de tempo, o acesso ao assinador será exclusivo para clientes, fornecedores e empregados do Serpro, e todos eles devem possuir certificado digital para usar a solução. No caso dos empregados, o certificado está disponível via token e pode ser obtido a partir do agendamento com a equipe de certificação digital nas localidades da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.