Trend Micro diz que riscos atribuídos ao malware Wirelurker são exagerados

0

O malware recém-descoberto Wirelurker, que afeta dispositivos OS X e iOS tem tido bastante repercussão. Embora este seja um incidente significativo, a Trend Micro considera que o assunto tem sido divulgado de forma excessiva e exagerada, podendo levar os usuários a entrar em pânico desnecessariamente

Por isso ela levantou alguns pontos úteis para ajudar os usuários e entender o que pode ser aprendido com essa situação:

Em primeiro lugar, o Wirelurker não é ainda uma ameaça ativa. Variantes conhecidas já foram bloqueadas pelo OS X, e os servidores de comando e controle do malware estão off-line. Isto reduz significativamente a ameaça que ele representa para os usuários. O certificado roubado que permitiu este ataque também foi revogado pela Apple, mitigando o aspecto mais complexo dessa ameaça – empurrar aplicativos para dispositivos sem jailbreak.

Em segundo lugar, nenhuma nova vulnerabilidade foi usada para espalhar o Wirelurker. Ele chegou em máquinas OS X via cavalos de Tróia e aplicativos piratas. Esses apps não oficiais têm sido um vetor privilegiado para espalhar malware há muitos anos, mas as ameaças associadas com a pirataria podem ser evitadas com a não utilização de aplicativos falsificados.

Da mesma maneira, os recursos utilizados para transferir o malware para dispositivos iOS são recursos que fazem parte da plataforma móvel da Apple. Por exemplo, o provisionamento para empresas da Apple é utilizado em ambientes corporativos para instalar aplicativos personalizados para dispositivos iOS da organização. O problema aqui foi que uma organização (aparentemente uma desenvolvedora chinesa de aplicativos móveis) perdeu o controle de seu certificado de assinatura, o que permitiu que aplicativos maliciosos fossem assinados e, portanto, parecessem confiáveis.

Em terceiro lugar, apesar do sucesso que o Wirelurker teve ao instalar aplicativos em dispositivos sem jailbreak, esses apps não eram mal-intencionados: não foi possível identificar qualquer comportamento neles que pudesse descrevê-los como maliciosos. Os aplicativos que contêm comportamento malicioso só podem ser instalados em dispositivos que já passaram previamente pelo processo de jailbreak. A Trend Micro identificou esses aplicativos como IOS_WIRELURKER.A..

Por essa razão, não é possível dizer que o Wirelurker empurrou o malware também para dispositivos afetados sem o jailbreak. A explicação para que ele tenha empurrado aplicativos indesejados para este tipo de dispositivo é um outro problema de segurança – no caso, é uma questão de controlar apps indesejados (mas não maliciosos) –, o que é essencialmente um aborrecimento, mas não um risco significativo.

Em quarto lugar, o provisionamento para empresas da Apple é um vetor de ataque conhecido contra dispositivos móveis e já tem sido assim por algum tempo. Por exemplo, no início deste ano em VB (Visual Base), houve uma demonstração de como a descrição de um backdoor pode ser instalada em um dispositivo iOS usando o provisionamento para empresas. Se a Apple não é capaz de fechar bem este aspecto do gerenciamento de dispositivos iOS, isso pode representar um problema a longo prazo.

O que o Wirelurker, de fato, demonstra, é que Macs e dispositivos iOS podem se tornar vítimas de ameaças on-line, assim como dispositivos Windows e Android são, apenas se os usuários tiverem um comportamento inadequado. A pirataria de software é encarada como um risco desde a sua descoberta. Certamente, com a exposição que essa ameaça teve, fica mais fácil identificar que cada vez mais cibercriminosos veem os aplicativos pirateados para OS X como um vetor de infecção viável e o mesmo pode ser dito para aplicativos iOS. Nenhuma plataforma de computação é "segura" se seus usuários se comportam de forma insegura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.