Trend Micro identifica app malicioso desenvolvido em Kotlin

0

Pesquisadores da Trend Micro alertam para novo aplicativo malicioso (detectado como ANDROIDOS_BKOTKLIND.HRX) que, aparentemente, é, segundo a empresa, o primeiro desenvolvido em Kotlin, linguagem de programação de código aberto para aplicativos modernos e multiplataforma.

As amostras que os especialistas da empresa encontraram no Google Play se passavam pelo aplicativo Swift Cleaner, uma ferramenta utilitária que limpa e otimiza os dispositivos Android.

O aplicativo malicioso, que foi instalado de 1.000 a 5.000 vezes desde que foi escrito, consegue executar um comando remoto, roubar informações, enviar SMS, encaminhar URLs e clicar em fraudes publicitárias. Ele também consegue inscrever os usuários em serviços de assinatura de SMS premium sem sua permissão.

A linguagem Kotlin foi descrita como concisa, reduzindo drasticamente a quantidade de código de referência; segura, porque evita classes inteiras de erros, como exceções de ponteiro nulo; interoperável para usar bibliotecas existentes para JVM, Android e navegador; e compatível com ferramentas devido à sua capacidade de escolher qualquer Java IDE ou desenvolver a partir da linha de comando.

No entanto, ainda não se sabe se essas características da linguagem Kotlin podem fazer diferença ao criar malwares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.