65% dos brasileiros estão preocupados com a espionagem através da webcam

0

Uma pesquisa da Avast revelou que 65% dos brasileiros estão preocupados com cibercriminosos que possam espioná-los através da câmera de seus computadores. Entre os americanos e canadenses, esse número é de 61%. As ferramentas que podem hackear a webcam de um computador estão disponíveis no mercado ou mesmo no darknet – em alguns casos, são gratuitas. Embora muitos computadores tenham uma luz que indique que a webcam foi ativada, há ferramentas que podem evitar que esta luz seja acesa.

A pesquisa online, realizada pela Avast em outubro, apontou que os brasileiros estão mais conscientes de que os cibercriminosos podem espioná-los sem que a luz indicadora da webcam seja acesa – em comparação com os resultados globais. Mundialmente, dois em cada cinco (40%) dos entrevistados desconhecem a ameaça, enquanto 50% dos brasileiros afirmam ter conhecimento da possibilidade.

Muitos, como o ex-diretor do FBI, James Comey e o CEO do Facebook, Mark Zuckerburg, cobrem fisicamente suas webcams para evitar que espiões indesejados possam vê-los. No entanto, apesar das preocupações serem altas, apenas 37% dos brasileiros cobriram fisicamente a webcam do computador. A prática é maior entre usuários dos Estados Unidos (52%) e do Canadá (55%).

"Cobrir webcams é um bom começo, mesmo que muitas vezes seja inconveniente para as pessoas que frequentemente usam a câmera do computador", disse Ondrej Vlcek, CTO e EVP Consumer Business na Avast. "Nós, portanto, lançamos para os usuários do AVG e Avast um recurso que oferece o controle total sobre quem pode usar suas câmeras, sem que tenham que cobri-las fisicamente", completou.

Para a proteção dos usuários, a solução da Avast acaba com a espionagem na webcam, bloqueando malwares e aplicativos não confiáveis ??de sequestradores de webcams. Além disso, os usuários têm a opção de forçar todas as aplicações a solicitar sua permissão antes de acessar a webcam do computador. O Módulo Webcam está incluso no Avast Premier, bem como a Proteção de Webcam faz parte das funcionalidades do AVG Internet Security.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.