Operadoras móveis apresentam projeto para administrar identidade digital

0

A associação GSMA anunciou nesta terça-feira, 25, o lançamento de um projeto colaborativo, com suporte de grandes operadoras de comunicações móveis, como Axiata Group Berhad, China Mobile, China Telecom, Etisalat, KDDI, Ooredoo, Orange, Tata Teleservices, Telefonica, Telenor, Telstra e VimpelCom, para desenvolver um serviço novo que permitirá aos consumidores acessar com segurança uma grande variedade de serviços digitais, usando suas contas de telefone móvel (celular) para autenticação.

O serviço Mobile Connect (Conexão Móvel) vai simplificar a vida dos consumidores, ao oferecer uma solução de autenticação simples e confiável, baseada em número de telefone móvel, que respeita inteiramente suas privacidades online. Além das grandes operadoras de comunicações móveis, empresas importantes do ecossistema estão entre as patrocinadoras desse projeto, incluindo a Dailymotion, Deezer, Gemalto, Giesecke & Devrient, Morpho, Oberthur e VALID.

"Conforme avançamos para um mundo cada vez mais conectado, mais consumidores do que nunca estão acessando informações e usando uma variedade de serviços online em redes de linhas fixas e móveis", disse a diretora geral da GSMA, Anne Bouverot. "A vida digital traz grandes benefícios aos consumidores, mas também introduz novas preocupações sobre a segurança de identidades online. As operadoras de comunicações móveis estão bem posicionadas para fornecer os recursos de autenticação necessários para habilitar os consumidores e também os governos para interagir e acessar serviços em um ambiente privado, confiável e seguro. O projeto Mobile Connect que estamos apresentando hoje atende a essa exigência crítica", declarou.

Para os consumidores oferece proteção à privacidade, reduzem os riscos de roubo de identidade e simplificam o processo de login para uma variedade de serviços, tais como os prestados por lojas, instituições de saúde, governos e bancos, entre outros. O Mobile Connect vai oferecer uma nova experiência aos usuários: eles não precisarão mais criar e gerenciar diversos nomes de usuários e senhas, porque a solução de autenticação e identificação em desenvolvimento vai usar o número do telefone móvel do assinante ou o nome de usuário de comunicações móveis e informações contidas no cartão SIM seguro.

O serviço Mobile Connect, baseado em padrão, vai utilizar o protocolo OpenID Connect, oferecendo ampla interoperabilidade às operadoras de comunicações móveis e provedoras de serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.