Indra implanta sistema de controle biométrico de fronteiras na Espanha

0

A Indra implementou seus sistemas biométricos ABC (Automatic Border Control) em cinco aeroportos espanhóis e no porto de Algeciras, também na Espanha. Esses sistemas agilizam a passagem pela fronteira dos cidadãos do Espaço Econômico Europeu que sejam maiores de idade e que entram no país por países que estão fora da zona do euro.

A companhia instalou um total de 124 sistemas ABC nos aeroportos de Madri, Barcelona, Girona, Palma de Mallorca, Alicante, Tenerife Sul e Málaga. Pela primeira vez, esse tipo de sistema foi posto em operação em um porto, mais especificamente, na Estação Marítima de Algeciras, que todos os anos registram um forte fluxo de viajantes que chegam de toda a Europa com destino à África. O sistema implantado possui a particularidade de registrar tanto as entradas como as saídas do Espaço Econômico Europeu, também conhecido como espaço Schengen.

A implantação desses sistemas foi possível porque a Indra já havia implementado em 2010 a mesma tecnologia nos aeroportos Adolfo Suárez Madri-Barajas e Barcelona-El Prat, em Madri e Barcelona respectivamente.

O Sistema ABC é composto por um quiosque onde o viajante pode introduzir seu DNI (Documento Nacional de Identidade) eletrônico ou seu passaporte digital. Cada posto possui um sensor de verificação de impressões digitais e câmeras de reconhecimento facial. O sistema coleta as informações dos parâmetros biométricos do viajante e as compara com as informações constantes no documento digital, ao mesmo tempo em que verifica sua autenticidade e consulta os bancos de dados policiais. Todo o processo é concluído em apenas alguns segundos, e, em seguida, o viajante pode dirigir-se à porta de passagem de fronteira.

Esse projeto integra-se no Programa de Fronteiras Inteligentes (Smart Borders), cofinanciado pela Comissão Europeia, e tem por objetivo a integração de todas as fronteiras aéreas, marítimas e terrestres.

Além disso, a companhia trabalha na geração de sistemas de controle automático de fronteiras. A Indra lidera o projeto europeu ABC4EU, financiado pela Comissão Europeia.. O objetivo desse projeto, que se estenderá até junho de 2017, é harmonizar a gestão dos sistemas ABC no continente. Espera-se que o viajante não identifique diferenças em sua utilização, independente do país em que se encontra ou do provedor implantado. Espera-se, também, que qualquer viajante possa utilizá-lo, pertencendo ou não a um país do espaço Schengen.

Os sistemas de passagem automatizados por fronteira ABC são uma solução eficaz para administrar o aumento do número de passageiros que se registram nos aeroportos do mundo todo, aumentando, ao mesmo tempo, os níveis de segurança e a comodidade de movimentação dos passageiros pelo terminal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.