Campo Grande faz leitura inteligente de consumo residencial de gás natural

0

Um sistema de telemetria que integra a leitura do consumo residencial de gás natural ao sistema de faturamento da Companhia de Gás do Estado do Mato Grosso do Sul (MSGÁS) já é uma realidade em Campo Grande.

O projeto teve início em novembro do ano passado com a instalação do sistema de medição inteligente em dois condomínios residenciais da capital do Estado. A expectativa, porém, é ampliar o projeto também para outros segmentos.

O sistema de medição individualizada móvel AnyQuest, como é conhecido, permite a leitura dos medidores por radiofrequência, sem a necessidade de contato visual com os medidores.

A instalação foi feita pela Itron, fabricante dos medidores, que também treinou a equipe da MSGÁS. A área de tecnologia da informação (TI) foi instruída a manusear os dados coletados e fazer a interface com o sistema de faturamento e com o departamento comercial,  responsável pela implantação do projeto, proporcionando uma solução completa.

"A tecnologia torna o relacionamento empresa-cliente mais justo e transparente, uma vez que acelera e otimiza a obtenção de dados de consumo dos clientes da MSGÁS", afirma Fernando Ignácio Pupo, engenheiro da Itron responsável pelo projeto.

O novo sistema substitui o modelo de tradicional de leitura, feito manualmente. A medição do consumo de gás natural pode ser feita a qualquer momento, independentemente de autorização prévia do morador.

Além de facilitar a leitura e acelerar o processo de aquisição dos dados, o sistema é mais confiável e assertivo para os consumidores e livre de fraudes. Outra vantagem é a redução de tempo, de custo e de risco de equívocos no processo de leitura, coleta de dados e transferência ao sistema de faturamento, proporcionando uma cobrança mais justa.

Segundo Luiz Duarte, gerente comercial da MSGÁS, o projeto de implantação do sistema de telemetria é uma aspiração antiga. "Nosso objetivo é continuar avançando nesse sistema e chegar a 100% de telemetria junto a todos os clientes da companhia", enfatiza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.