Certificações para data centers

0

Proporcionalmente à crescente demanda por Data Centers está a exigência por continuidade operacional e qualidade – do projeto, da construção, da sustentabilidade e da manutenção – no longo prazo. Neste caso, as certificações tornam-se não apenas um diferencial de eficiência, mas uma necessidade para empresas e seus clientes, garantindo confiabilidade e disponibilidade em suas operações. Assim como infraestrutura e processos seguem normas de padrão internacional, a certificação de pessoas é essencial para obtermos resultados e lidarmos com as mais diversas ocorrências. Em meio a processos carregados de características técnicas, a certificação de um Data Center vai além disso, justificando-se não só tecnicamente, mas também por garantir a continuidade dos negócios e da prestação de serviços de empresas públicas e privadas.

Utilizada para avaliar a qualidade e a eficácia de um produto ou serviço, a certificação deve ser emitida por um organismo independente, externo, de terceira parte. Ainda, para garantir a idoneidade do órgão certificador, o mesmo deve ser acreditado por um membro do IAF – International Accreditation Forum, órgão que agremia acreditadoras – para que tenha validade e reconhecimento internacional, técnico e jurídico.

E como isso funciona? Devido à relevância e impacto, não poderia ser algo básico e, de fato, não é. Órgãos regulatórios como ABNT, INMETRO, ECB-S e DAKKS realizam testes minuciosos – para controle, aferição de qualidade, certificação de produto e acreditação de Data Centers com Salas-Cofre -, afim de garantir que esses "produtos" cumpram diligentemente o fim para o qual foram projetados – armazenar e preservar hardware contendo informações cruciais para a continuidade dos negócios.

No caso de um incêndio por exemplo, tais testes e normas de certificação verificam não apenas a resistência ao fogo, calor, penetração de água e gases corrosivos, mas a capacidade de proteção de dados no interior do Data Center. Alguns ambientes autodesignados "salas seguras" apresentam paredes corta-fogo, porém sua infraestrutura não foi devidamente testada, por exemplo, para garantir a resistência ao calor limite de 75ºC ou a humidade máxima associada ao calor de 85%, ocasionando a deformação dos portadores de dados – discos rígidos, memórias sólidas, fitas de back up e circuitos internos dos equipamentos de TI – e a perda da informação armazenada.

Em um outro patamar de certificação, organismos como o Uptime Institute, certificam a infraestrutura e os níveis de redundância de elementos críticos ao funcionamento de um Data Center – como sistemas elétricos e de climatização – mitigando o risco de falhas, desde a fase de projeto e construção até a sua manutenção. Quanto maior o nível, ou o Tier, maior a proteção e as redundâncias para evitar falhas, permitir a manutenção concorrente e preservar os níveis de redundância em caso de contingência. O Uptime Institute também certifica pessoas, atestando capacidade e conhecimento no desenvolvimento de projetos de Data Centers de alta disponibilidade:  ATD (Accredited Tier Designer), para profissionais licenciados, e ATS (Accredited Tier Specialist), para proprietários e operadores.

Além dos órgãos que atestam a disponibilidade, como os mencionados anteriormente, outros – como LEED, BREEAM e CEEDA na Europa e Américas – certificam a sustentabilidade de um Data Center. Para isso, a infraestrutura deve proporcionar eficiência energética – redução do consumo de energia – e apresentar um planejamento adequado para outros componentes como economia de água e reuso, saúde e bem-estar, controle de poluição, transporte, reciclagem de materiais e resíduos, ecologia e processos de gestão.

Com tantos pontos a serem analisados, surge o questionamento: todo esse árduo trabalho e o investimento aplicado se justificam? Pelos quase 30 anos de experiência no mercado, afirmo que sim. Basta calcularmos o custo de longo prazo de uma operação desequilibrada energeticamente, o OPEX (sigla em inglês para Operational Expenditure), os prejuízos em cadeia causados por uma parada não programada, a insatisfação de clientes, o dano à reputação da empresa e tantos outros itens, que entenderemos que as certificações são a melhor garantia na preservação do investimento realizado por empresas públicas e privadas e para seus clientes.

Portanto, por mais trabalhoso que possa ser o processo de certificação de Data Centers, desde a fase de projeto e construção, até a manutenção, fazê-lo, trará a tranquilidade de operar em um ambiente seguro e resistente a falhas, permitindo que o cliente dedique esforços ao que é inerente ao seu core business, tendo resultados efetivos para seus negócios ou na prestação de serviços essenciais. Por isso, é de suma importância contar com parceiros que realmente compreendam todo o processo e entreguem essa tranquilidade. Isto dito, desejo bons negócios a todos!

Fernando Almeida Prado, diretor de vendas e marketing na Aceco TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.