Renault-Nissan-Mitsubishi melhora desempenho de service desk na América Latina

1

A Algar Tech foi a empresa escolhida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para unificar os processos de service desk para o Brasil e demais operações na América Latina. Além padronizar o atendimento, entre os principais desafios nesta operação estavam: entregar um portal de serviços unificado das marcas Renault e Nissan em toda a região e implementar o serviço de service desk em países cuja cultura de atendimento era via acionamento direto e menos estruturada.

"Ter um parceiro como a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi comprova a capacidade do serviço oferecido pela Algar Tech no mercado, em especial ao trabalhar com um segmento tão importante como o automotivo. Sem contar o fato de ser uma operação atuante no Brasil e também com expansão pela América Latina", afirmou Marcelo Ferreira, vice-presidente de Marketing e Vendas da Algar Tech para Brasil e América Latina.

A Algar Tech obteve resultados expressivos desde o início do processo, em janeiro de 2017. O serviço já foi expandido do Brasil para a Argentina, Colômbia e Chile. Tendo como base os resultados atingidos até agosto de 2018, a quantidade de chamados por usuários no Brasil teve uma redução superior a 25% em relação ao início do ano. No Chile, a diminuição alcançou 34,29%.

Já no tempo médio de resolução, Brasil (-39,81%), Argentina (-38,71%) e Chile (-67,17%) obtiveram fortes desempenhos ao comparar a evolução entre julho e janeiro de 2018. Outra métrica que representa o sucesso da parceria foi o de chamados que registraram solução no 1º contato: Brasil registrou aumento de 4,03% na comparação entre julho e janeiro deste ano, enquanto Chile alcançou um índice de 5,19% e a Colômbia com melhora de 2,30%.

Para atingir estes resultados, ações como maior integração com os novos colaboradores (incluindo disponibilização de vídeos de autoatendimento) e trabalho em conjunto com diversas equipes para a aplicação do mindset Agile foram fundamentais.

E para uma constante evolução da parceria, entre os próximos passos está programada a implantação da Estela, analista virtual da oferta de Intuitive Service Desk (ISD) da Algar Tech. O bot terá como principal função reduzir a carga de esforço dos times, já que a interação ainda é 100% humana mesmo com a utilização do portal de serviços. Desta forma, ela vai aumentar a produtividade das equipes com a utilização da inteligência artificial que é capaz de reter 30% de toda a demanda em 12 meses.

"Atender a duas empresas com culturas e serviços de tecnologias distintos na América Latina sempre foi um enorme desafio para a nossa equipe de TI. Nosso foco hoje está na redução do TMR – Tempo Médio de Resolução de Incidentes – onde temos tomado ações rápidas para mitigar entraves que geravam lentidão na entrega de soluções ágeis ao usuário. Temos feito investimentos no uso de IA e em canais de chat e autoatendimento. O uso do Service Now como motor do gerenciamento dos serviços de TI tem nos apoiado fortemente a ter os insights necessários para focar em melhorias que maximizem a percepção de qualidade e eficiência pelo nosso usuário com o menor investimento possível. A nossa visão de futuro é oferecer um único canal de atendimento Digital, que entregue ao usuário uma experiência simples e rápida na obtenção de serviços de TI", completa Jose Correia, Alliance LATAM CIO Office & Infrastructure Sr. Manager.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.