Seminário apresenta solução de Prontuário Eletrônico Ubíquo

0

A integração entre Universidade, Indústria e Governo vem adquirindo cada vez mais importância estratégica no Brasil na promoção de inovações tecnológicas e transferência de conhecimento. Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Blumenau e a Universidade Regional de Blumenau – FURB – através de um convênio de cooperação técnica estabelecido em 2011, vêm desenvolvendo de forma colaborativa um sistema de gestão de saúde pública adequada a realidade do Município. O sistema, denominado Pronto, foi concebido como uma solução às necessidades de controles operacionais, de informação e de gerência, unificando todo o processo de cadastramento, agendamento de consultas e procedimentos com os dados históricos do paciente.

O software permite acesso instantâneo ao prontuário eletrônico do paciente no momento da consulta a partir de qualquer ponto do município. A concretização do projeto dá-se pela implantação de um sistema com bases de dados distribuídas que viabiliza a instalação de unidades de Atenção Básica em pontos remotos do Município onde os canais de comunicação são bastante precários – uma realidade presente na maioria dos municípios do Brasil.

O sistema está preparado para operar em condições de instabilidade (e/ou ausência temporária) de canais de comunicação replicando as informações de Prontuário Eletrônico Ubíquo através de uma nuvem privada da Prefeitura Municipal. Mais de 20 mil usuários do sistema já foram atendidos em algum dos níveis de serviço da rede desde a implantação do piloto em 9 unidades do município catarinense e, estima-se que até o final de 2014 a totalidade da rede de mais de 60 ESFs estarão informatizadas. O sistema vem sendo preparado para a transferência da tecnologia para a iniciativa privada através de licenciamento caracterizando um ciclo de Inovação Aberta demonstrando que a união do Poder Público com a Universidade pode ser um viabilizador de recursos para o financiamento dos serviços públicos em saúde.

O Dr. Mauro Marcelo Matos, professor titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) irá apresentar essa solução no 4º Fórum Saúde Digital, dia 14 de agosto, em São Paulo. Ele desenvolve seus trabalhos com foco em inovação de produtos e processos para a promoção do desenvolvimento através da viabilização da integração da Universidade, dos instrumentos de suporte órgãos de fomento e investimento e organizações.

Fórum Saúde Digital

A 4 edição do Fórum Saúde Digital terá como foco a Saúde Conectada, com paineis e palestras sobre m-health, cloud healhtcare, big data, home care, entre outros. A promoção é da TI INSIDE e organização da Converge Comunicações. Mais informações e inscrições no site www.tiinside.com.br ou pelo 0800 7715 028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.